Dois times, um clássico. Athletico e Coritiba se enfrentam pela quarta rodada da Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Campeonato Paranaense 2019. O jogo acontecerá na quarta-feira (30), a partir das 21h30 na Arena da Baixada e marca o primeiro encontro entre as equipes nesta temporada. Mas afinal, com a mudança na grafia do nome do Rubro-Negro, o duelo se escreve Atletiba ou Athletiba? Antes mesmo de a bola rolar, o jogo gera polêmica.
+ Bastidores: Ingressos, “torcida humana”, pagamento antecipado, divisão de espaço… Deu treta!
A confusão a respeito da grafia acontece porque este será o primeiro encontro entre os times desde o anúncio oficial da mudança de escudo e de nome do agora Club Athletico Paranaense. Em dezembro do ano passado, ao justificar a alteração, o presidente deliberativo do Furacão, Mário Celso Petraglia, explicou que a ideia era remeter ao modo como a alcunha do Furacão era escrita em 1924, ano de fundação do time. “Dentro da nossa nova identidade, a nossa proposta também é resgatar o passado. Começamos com Club Athletico. Temos também que assumir que o Atlético é o Atlético Mineiro. Queremos resgatar o nosso nome de registro”, disse na ocasião.
Praticamente um patrimônio cultural da cidade de Curitiba, o duelo entre os rivais tem história e, por isso, mesmo com o novo nome do clube, há quem seja contra a inclusão do “h” para nomear o derby. O primeiro confronto oficial considerado válido para as estatísticas dos times se deu em de e desde então, foram realizados 377 jogos com 145 triunfos alviverdes contra 119 vitórias rubro-negras.
+ Mais do Athletico: Técnico do Furacão dispara contra mudança na data do clássico
A torcedora atleticana Aliciana Martins, por exemplo, se apega à tradição para se posicionar contra o polêmico H. “A palavra Atletiba não foi criada pelo clube, mas sim pelo torcedor e pela imprensa, por isso em minha opinião não deveria ser alterada”, disse a professora de 37 anos.
Ao contrário de Aliciana, o torcedor do Furacão Alysson Moura, de 22 anos, já se adaptou à mudança e tem outra opinião sobre a denominação do confronto. “Se Athletico agora é com H, acho que Athletiba deve ser escrito dessa forma, porque está se referindo ao Paranense e não a outro. Gosto do H”, ressaltou.
Em se tratando da norma culta da Língua Portuguesa, caso esse fosse o único critério adotado para se entender como escrever o nome do clássico, a gramática é clara.
+ Mais do Coritiba: Cotas de TV do clube são penhoradas pela Justiça
De acordo com Eugênio Vinci de Moraes, professor do curso de Jornalismo e de Publicidade da Uninter e doutor em Literatura Brasileira Universidade de São Paulo (USP), ortograficamente, é preciso respeitar a palavra de origem. “A princípio se mantém o H, porque o termo ‘Athletiba’ é uma palavra derivada, logo se mantém a grafia original, que é iniciado com ‘Ath’”, explicou Moraes, que fez um alerta sobre a questão.
“Do ponto de vista ortográfico mais formal, se mantém o H por ser um nome próprio, porque supostamente Athletiba sem a letra adicional pode referir-se a outro Atlético, o mineiro, por exemplo. Porém, em um critério de uso informal, a palavra Atletiba está consolidada, o leitor entende do que se trata do clássico paranaense e pode-se abrir uma brecha para essa interpretação e assim utilizar sem o H”, esclareceu Eugênio Moraes.
+ Confira os jogos e a classificação do Campeonato Paranaense
O Rubro-Negro ainda não aplicou a nova palavra em seus meios de comunicação, porém deve fazer isso muito em breve e informou à Tribuna do Paraná que passará a utilizar a palavra Athletiba.
Já o Coritiba, por meio da assessoria de imprensa, esclareceu que já foram feitas as alterações em relação à grafia do nome do Club Athletico Paranaense, assim como a comunicação visual, porém continuará utilizando o termo ’Atle-Tiba’ sem o ’H’ em seus canais de comunicação.
O que pensam os torcedores?
Em enquete realizada nas redes sociais da Tribuna do Paraná, os leitores opinaram e a maioria votou pela versão “Atletiba”. No Twitter, de 52 votos, 46% optaram pelo Athletiba, enquanto a maioria, 54%, prefere o termo já utilizado.
No Instagram, foram 68% votos para sem o H e 32% a favor da polêmica letra.
Já os usuários do Facebook foram os únicos a aprovarem, em maior número, a nova versão. De um total de 216 votos, 52% escolheram o H, enquanto 48% querem que a grafia seja mantida como está. Os resultados foram colhidos às 16h. As pesquisas seguem no ar até a manhã desta terça-feira (29).
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!