Vila Olímpica terá 10.500 atletas durante os jogos. |
Atenas – Falta um mês para o início dos Jogos Olímpicos de Atenas e o que até pouco tempo parecia impossível é realidade: todas as instalações estão prontas. Milagre grego? Pode ser, mas certificado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). “Não vemos maiores problemas”, disse o presidente da Comissão de Coordenação do COI, Denis Oswald.
Atenas suportou durante anos as dúvidas de boa parte dos dirigentes esportivos mundiais, que não viam a capital grega capaz de entregar a tempo os locais prometidos, mas as dúvidas quanto a isso parecem fazer parte do passado, embora não se saiba ao certo ainda se os acessos, o transporte e a disciplina grega vão funcionar.
Os Jogos serão entre 13 e 29 de agosto. Ontem foi aberto o Centro Internacional de Imprensa, próximo do Estádio Olímpico, a instalação que deu a maior dor de cabeça aos organizadores por causa da colocação de um telhado moderno, desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
Apesar de a semana ter iniciado com um apagão que transformou a cidade de Atenas em caos, a presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, insiste que “Atenas 2004 será um êxito”. “Estou convencida disso. Convidamos todos para vir a Atenas para que se convençam.”
Mas a dirigente disse que não sabe se o COI voltará a escolher um país pequeno para fazer a Olimpíada. “Tenho a impressão de que o COI está dividido sobre o assunto.” A “explosão” dos custos, acima do orçamento inicial, foi atribuída pela presidente do Athoc ao atraso das obras nos três primeiros anos de preparação.