Até ata do arbitral do Paranaense está incompleta

A ata do arbitral que ratificou o regulamento do Paranaense 2009 não tem a assinatura de cinco equipes que disputam o Estadual. O Paraná-Online teve acesso ao documento, que relata como foi decorrida a reunião e confirma a aprovação dos clubes às normas do torneio.

Todos os clubes que participam do campeonato estiveram presentes no arbitral. Porém, a página final da ata não conta com assinaturas de Paranavaí, Coritiba, Nacional, Paraná Clube e Toledo. No lado do espaço reservado às firmas dos representantes dos clubes há várias assinaturas, sem identificação.

O presidente do Paraná, Aurival Correia, garante que assinou o documento. “Estive presente e com certeza assinei. Não houve questionamentos à fórmula de disputa do campeonato naquela ocasião”, afirma.

Os representantes de Coritiba e Nacional deixaram o arbitral antes de seu encerramento. “A reunião demorou demais, com discussões sobre arbitragem e estádios”, diz Sidicley Menezes, dirigente do clube de Rolândia.

O Coxa estava representado pelo coordenador de futebol Paulo Jamelli. O Paraná-Online tentou falar com os presidentes de Paranavaí e Toledo. Eles não atenderam aos telefonemas nem retornaram os recados.

Quanto à fórmula de disputa do estadual, a ata é breve. Ela já havia sido definida pelos clubes em um pré-arbitral, realizado no dia 11 de setembro de 2008, e foi pouco comentada na reunião que ratificou o regulamento. “As deliberações do pré-arbitral anteriormente realizado foram confirmadas”, diz o documento.

Segundo a ata, o regulamento foi “aprovado por todos os presentes, excluindo-se o Clube Atlético Paranaense, que aprovou o regulamento, mas solicitou fosse consignada sua discordância quanto aos artigos 21 e 40”.

Os artigos citados se referem a placas publicitárias e à aplicação de arbitragem institucional para resolver litígios que não sejam de competência da Justiça Desportiva. Ou seja, segundo a ata, nenhum clube contestou na ocasião o artigo 9.º do regulamento, gerador de toda a polêmica que pode “melar” o Estadual.