Foto: Arquivo

Jonatas, que pertence ao Atlético, deve ser apresentado oficialmente na segunda-feira.

continua após a publicidade

O Paraná está preparando artilharia pesada para a reta final do Estadual e Copa do Brasil. Clênio e Diego Ratinho, contratados recentemente, já treinam com bola e um novo reforço para o ataque deve desembarcar segunda-feira na Vila Capanema.

Jonatas, 24 anos, pertence ao Atlético e vem por empréstimo para o Tricolor. Contratado pelo Furacão em 2005, quando deixou o Guarani, teve poucas oportunidades na Baixada. Na verdade, quase não parou em Curitiba. Foi emprestado para Figueirense, Portuguesa Santista, Ituano e Sandro André.

Sua contratação ainda não foi confirmada oficialmente. ?Estamos trazendo um atacante de velocidade, pelo lado direito. Não vem jogando este ano, mas está em forma e pronto para estrear?, diz o vice-presidente de futebol do Paraná, Durval de Lara Ribeiro, o Vavá.

O acerto com Jonatas, porém, é tido como certo nos bastidores da Vila. A expectativa é que o negócio seja confirmado oficialmente na próxima segunda-feira, ao lado de Clênio e Diego Ratinho.

continua após a publicidade

Mesmo sem terem sido apresentados como jogadores do Paraná, Clênio e Diego já treinam normalmente com o elenco tricolor. A diretoria aguarda apenas a liberação por parte dos clubes de origem para oficializar as contratações.

Diego Ratinho, que será avaliado nos próximos três meses, vinha atuando normalmente pelo Trem, do Amapá. Assim que sua documentação estiver regularizada, ele deve ficar à disposição de Bonamigo.
Se for aprovado após o período de testes, ele assina por dois anos com o Paraná.

continua após a publicidade

Clênio não poderá atuar pelo Tricolor no estadual, pois já defendeu o Paranavaí na competição. Se recuperando de uma contusão muscular, ele espera estar pronto para estrear contra o Vitória-BA, na segunda fase da Copa do Brasil.

Com a chegada de Jonatas, o Paraná deve encerrar as contratações para o Estadual.
A diretoria passa agora a trabalhar, sem pressa, com vistas à Série B do Brasileiro.

Uma das apostas para a Segundona pode ser outro ex-atleticano. O meia William, 30 anos, que jogou em 2007 pelo Juventude, está indo para o futebol do Catar, num contrato para disputar apenas oito jogos. Já estaria tudo certo para que ele desembarque na Vila quando voltar ao Brasil.

Já o atacante Otacílio Neto, do Noroeste, atual artilheiro do Campeonato Paulista, não vem para o Tricolor. Especulações sobre sua contratação ganharam força ontem, mas foram rebatidas por Vavá. Segundo o dirigente, o Tricolor tentou trazê-lo, mas com o destaque no Paulistão o assédio cresceu e o valor pedido por seu clube estaria completamente fora da realidade paranista.

Bona muda esquema tático

Foto: Orlando Gonzalez

Ontem, Lio Evaristo comandou um treino no CT de Campo Mourão.

O técnico Paulo Bonamigo vai mudar a formação do Paraná para encarar o Adap Galo, amanhã, em Maringá. Sem contar com o lateral-direito André Luiz e o meia Everton, contundidos, e o meia Joelson, suspenso, o treinador arma o Tricolor no sistema 3-5-2.

Luís Henrique está de volta ao time, após cumprir suspensão na Copa do Brasil. Amanhã, ele formará o trio de zagueiros ao lado de João Paulo e Daniel Marques, que reestreou contra o Trem, na última quarta-feira, e agradou ao treinador.

O ataque também terá mudanças. Sem Joelson, que atuou no setor nos dois últimos jogos, Bonamigo dará mais uma chance ao garoto Jefferson. Longe da pressão da torcida, ele tentará provar que tem qualidade para ser titular, fazendo dupla com Massaro.

A única dúvida de Bonamigo está no meio-campo. Os volantes Goiano e Léo disputam um lugar. ?Eles estão com microlesões que estão atrapalhando e vêm jogando no sacrifício?, diz o treinador. Assim, quem estiver em melhores condições deve ficar com a vaga.

O meia Giuliano e o lateral-esquerdo Daniel Cruz, com dores musculares, foram poupados do treino de ontem, mas estão confirmados. Assim, o Tricolor deve ir a campo com Fabiano Heves; João Paulo, Luís Henrique e Daniel Marques; Araújo, Jumar, Goiano (Léo), Giuliano e Daniel Cruz; Massaro e Jefferson.

Adap Galo no ataque contra o Paraná Clube

Assessoria do Adap

O Adap Galo está pronto para ?brigar? com o Paraná Clube pela sexta vitória e conseqüente classificação à segunda fase do Campeonato Paranaense. O jogo de amanhã está marcado 16h, no Estádio Willie Davids, em Maringá.
O técnico Lio Evaristo escalou o Alvinegro no treino coletivo realizado ontem à tarde, em um dos campos do Centro de Treinamentos do clube, em Campo Mourão.

Em relação ao time que venceu o Londrina no Clássico do Café, o técnico providenciou mudanças na zaga, meio-campo e ataque. Após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Alex Noronha reaparece na zaga. Desta maneira, o volante Amaral, que atuou improvisado na função, retorna à meia-cancha. Ainda no setor, o jovem Cristiano, um dos destaques do time na última partida, ocupará a vaga do suspenso Marcelo Silva. O ataque terá Tarabai e Warley, que contarão com o apoio de Cristiano.

Com esta formação, o Adap Galo tentará sacramentar sua classificação à segunda fase do Paranaense. Para tanto, o técnico Lio Evaristo exige aplicação dos jogadores. ?Temos que colocar em prática o que treinamos. O time vai se aplicar, para vencer mais este difícil compromisso?, disse.

Sobre o adversário, o técnico do Alvinegro pede atenção especial, já que o time paranista está em ascensão no Estadual.
?O Paraná Clube vem de uma boa seqüência de vitórias. Tem um bom elenco, e um técnico qualificado. Por isso, precisamos de atenção especial durante os 90 minutos?, frisou Evaristo.

Marketing – O Paraná lança na próxima segunda-feira sua campanha de marketing para a gestão 2008/2009. Segundo a diretoria, o projeto será ancorado por um atleta de renome internacional e terá uma série de ações de curto, médio e longo prazo. A primeira delas será o lançamento de um kit com produtos comemorativos.
O evento está marcado para as 15h, na sede da Avenida Presidente Kennedy.

Pé na estrada – A torcida Fúria Independente está organizando uma excursão para acompanhar  o Tricolor em Maringá. Os preços são R$ 30 para associados da organizada e R$ 40 para o torcedor em geral. A saída está prevista para a madrugada de sábado para domingo. Mais informações pelo telefone (41) 3029-0993.