Restam apenas sete jogos para o fim da temporada e o Paraná Clube ainda não tem uma dupla de ataque definida. Reflexo da “ciranda” de treinadores e dos muitos jogadores que já passaram pelo clube.
Mudanças que justificam o frágil desempenho do clube quando o assunto é artilharia. Com 36 gols, tem o quinto pior ataque da Série B, à frente justamente dos quatro clubes que integram, hoje, a zona de rebaixamento.
No ano passado, o Tricolor caiu para a Segundona mesmo tendo feito o artilheiro da Série A, Josiel – agora no Flamengo -com 20 gols. Após 31 jogos disputados, o meia Giuliano é o atual artilheiro do time, com míseros 5 gols.
O fraco desempenho no primeiro turno está intimamente ligado a esses números ruins – foram apenas 18 gols, em 19 jogos -, mas no returno o aproveitamento não chega a ser tão expressivo. Foram também 18 gols, mas em 12 rodadas.
“Tivemos uma queda no aproveitamento nesses dois últimos jogos. Mas, no geral, a equipe está bem”, analisa o técnico Paulo Comelli. Desde a reformulação do grupo, o Paraná só não marcou em dois jogos – contra Bragantino e ABC -, fora de casa.
Na prática, porém, o treinador ainda busca o companheiro ideal para Ricardinho. Ainda mais diante da ausência de Leonardo. Lesionado, o centroavante (com dois gols na temporada) está fora do jogo contra o Barueri e dificilmente se recuperará a tempo de encarar o Corinthians.
Com isso, a disputa por uma vaga no ataque se restringe a Rodrigo Pimpão e Éder. Os outros atacantes do grupo, Marcelinho e Cristiano, vêm sendo pouco utilizados por Comelli. Pimpão acredita que não rendeu tudo o que pode frente ao Brasiliense, seu primeiro jogo como titular.
“O time todo não esteve bem, principalmente no primeiro tempo. Mas acho que eu poderia ter feito mais”, admitiu. “O jeito é trabalhar forte neste período de treinos para tentar me garantir no time”, comentou o jogador.
Pimpão fez os dois gols na vitória sobre o Vila Nova, a última do time nesta Série B. Nos dois últimos jogos, os atacantes não tiveram êxito. No empate com o Juventude (1×1) e na derrota para o Brasiliense (3×1), os gols foram do zagueiro Leandro e do volante Pituca.
“Não podemos incorrer nos mesmos erros do último jogo. Mas, não podemos também jogar por terra todo o trabalho feito até aqui. É pôr os pés no chão e partir atrás de pontos fora de casa. O Barueri é o nosso foco”, arrematou Pimpão.