Barcelona – Na rodada em que o Real Madrid tropeçou dentro de seus domínios, o Barcelona fez a lição de casa, não vacilou e ultrapassou o grande rival na classificação do torneio. Ontem, pela segunda rodada do Campeonato Espanhol, a equipe de Ronaldinho Gaúcho bateu o Mallorca por 2 a 0, com dois gols do camaronês Samuel Eto?o, e saltou para quatro pontos, contra três do time de Vanderlei Luxemburgo.

continua após a publicidade

?Eu observei coisas muito boas nesta partida, como a boa mentalidade defensiva e a postura do Deco. Ainda não estamos no auge, mas pouco a pouco chegaremos no nosso melhor nível?, explicou o técnico do Barça, Frank Rijkaard.

O treinador holandês explicou que a equipe alcançará o mesmo nível apresentado na temporada passada, mas criticou a postura extremamente defensiva do Mallorca na partida de ontem. ?É sempre a mesma história. Teremos de jogar muitas vezes ainda nesse campeonato contra muros defensivos. Assim, nem sempre poderemos atuar de maneira atrativa.?

O primeiro gol do Barcelona saiu aos 34 minutos, após um cruzamento de Giovanni Van Bronckhorst. Eto?o cabeceou para o chão e a bola enganou o goleiro Miguel Angel Moyá. Pouco depois, aos 39, o camaronês fez novamente de cabeça, aproveitando um rebote do goleiro com o gol vazio.

continua após a publicidade

Na segunda etapa, o Barcelona não se esforçou muito para ampliar o resultado e deixou o tempo passar. ?Eu até pedi para meus jogadores buscarem o terceiro gol, para dar moral à nossa equipe e espetáculo para o público?, disse Rijkaard. Mas o segundo tempo passou em branco para a torcida.

Na liderança do Campeonato Espanhol estão o Celta e o La Coruña, com seis pontos em dois jogos. Mas a grande expectativa agora é em relação às estréias de Real Madrid e Barcelona na Liga dos Campeões. O Barça enfrenta na quarta o Werder Bremen, na Alemanha, no início do grupo C, que tem ainda Udinese e Panathinaikos.

continua após a publicidade

Mas é pelo grupo F, na terça, que o Real Madrid fará sua complicada estréia, contra o Lyon, na França. A chave tem ainda o Olympiakos e o Rosenborg, mas são as outras duas equipes do grupo que devem disputar a primeira colocação.

E, além da partida difícil, o técnico Vanderlei Luxemburgo terá dois desfalques. O craque Zinedine Zidane está machucado e nem foi relacionado para viajar, assim como Ronaldo, que terá de cumprir dois jogos de suspensão pela expulsão no jogo contra a Juventus, na competição passada. Assim, é certo que Robinho continue como titular da equipe.