O Rei está de volta. Após 90 dias afastado dos gramados, o goleiro Artur retoma hoje a camisa 1 do Coritiba. É só um jogo-treino contra o J. Malucelli, mas sua entrada garante a confiança do técnico Paulo Bonamigo, que aproveitou a intertemporada para fazer um vestibular entre ele e Kléber, seu substituto nesse período de inatividade. Aprovado, o arqueiro só quer agora mostrar seu futebol e ser a muralha que o Alviverde precisa na retomada da Segundona na próxima terça-feira contra o CRB, em Maceió.

continua após a publicidade

?Estou preparado. Temos ainda uma semana de trabalho e já estamos pensando no jogo, em ir bem na terça-feira para recomeçar bem o campeonato?, diz Artur. Apesar da gravidade da lesão na face, com fratura e tudo num treinamento no CT da Graciosa, o goleiro está satisfeito com a recuperação em apenas três meses. ?Foi uma contusão delicada, onde eu jamais esperava acontecer, mas as coisas acontecem no momento certo. Às vezes, a gente não sabe porque aconteceu, mas na frente Deus mostra o porquê?, analisa.

Mesmo assim, a angústia vinha nos momentos de assistir aos jogos da arquibancada e pela tevê. ?É difícil acompanhar os jogos, mas isso já passou e estou pronto para voltar a ajudar?, destaca. Se é que existe sorte num momento desse, a parada das competições nacionais para a Copa do Mundo, acabou ajudando o arqueiro, que entrou no mesmo nível dos companheiros.

?Eu fiquei 15 dias sem treinar no pós-operatório. Agora, nessa intertemporada, nós estamos praticamente iguais e na terça-feira vai entrar todo mundo forte e com disposição?, promete. Para ele, a equipe está bem preparada para retomar o caminho da primeira divisão. ?Fizemos dois jogos-treinos e vamos para o terceiro, chegaram alguns reforços para nos ajudar, são jogadores de qualidade e agora é concentração para conseguir esse acesso?, projeta. E ele nem se importa com o esquema tático a ser adotado pelo treinador. ?Para mim é indiferente. Se nós entrarmos nas partidas com atitude vencedora, com qualquer esquema nós vamos vencer e o que ele definir para nós está bom?, finaliza o Rei.

continua após a publicidade

Hora de esvaziar o estaleiro

O grande número de jogadores no estaleiro do Coritiba não deve preocupar a torcida, é o que aponta o preparador físico Róbson Gomes. De acordo com ele, alguns atletas sentiram a carga física na intertemporada e precisaram diminuir o esforço nos últimos dias. No entanto, ele garante que até a reestréia na Segundona, terça-feira contra o CRB, o elenco coxa-branca estará quase todo à disposição do técnico Paulo Bonamigo.

continua após a publicidade

?Nós prevíamos que alguns atletas poderiam sentir de uma ou outra maneira e esses jogadores nós tiramos de alguns desses jogos-treinos para que façam um trabalho paralelo e estejam à disposição no dia 11?, disse. Um dos jogadores que mais preocupam é o meia Cristian, que se machucou logo que chegou ao Coritiba. ?Em função dos resultados dos testes, nós intensificamos a parte física nesse período e víamos que era mais proveitoso deixar ele trabalhar à parte, para termos ele na terça-feira?, justificou.

De acordo com o preparador, para enfrentar o CRB, todos os atletas deverão estar liberados. ?Até porque estão fazendo trabalhos paralelos. Os atletas que estão no departamento médico estão lá mais porque estão sendo poupados dos treinos intensos?, explicou. Segundo ele, está tudo dentro do planejamento.

Para o treino de hoje conrtra o Jotinha, o atacante Alberto (dores na virilha) e o volante Paulo Miranda (entorse no tornozelo direito) serão reavaliados e podem trabalhar com o restante da equipe. O meia Cristian terá uma nova avaliação amanhã. Ontem, os atacantes Jéfferson e Anderson Gomes fizeram apenas musculação, mas devem atuar no amistoso fechado no CT da Graciosa. O atacante William já está em processo de condicionamento físico e o meia Renan, com pubalgia, deverá ficar parado mais tempo. (RS)