Ídolo e um dos principais atletas do Atlético na conquista do título de campeão brasileiro de 2001, Alexander Pereira Cardoso, 32 anos, ou simplesmente Alex Mineiro, também está se mostrando um jogador imprescindível nas pretensões rubro-negras na temporada deste ano. As estatísticas comprovam que, além de ser o principal goleador do time no ano e artilheiro do Estadual, o mineirinho também é pé-quente.
Em 2007, ele participou de 10 partidas pelo Atlético no Estadual e até agora não perdeu nenhuma. Foram sete vitórias e três empates. Nessas disputas, o Furacão marcou 37 gols, 13 do jogador. Ressalta-se que Alex não conseguiu marcar em todas as partidas que jogou, mas em algumas delas também foi importante pela movimentação em campo e assistências precisas.
Os números a favor do atacante, entretanto, impressionam. Nos 10 jogos disputados, ele marcou em seis deles, balançando a rede do adversário por 13 vezes, uma média superior a dois gols por partida. O grande desfile em campo também culminou com a maior goleada do Atlético no campeonato, contra o Iguaçu (8 a 0). Nesse confronto, o artilheiro fez quatro.
Dependência
Na 2.ª fase da competição, o rubro-negro mostrou-se ainda mais dependente de Alex Mineiro. O time realizou cinco jogos e conseguiu duas vitórias, dois empates e uma derrota. Alex participou das duas vitórias (contra o Cianorte e Rio Branco) e do empate com o Paranavaí, em casa. Nas partidas em que não atuou (contra Paranavaí e Rio Branco – fora de casa) o Furacão foi apenas uma brisa e não venceu. Pior não marcou gols.
Somente na 2.ª fase do Estadual, o atacante marcou três dos nove gols feitos pelo Atlético, o que representa 1/3 das bolas que morreram no fundo das redes adversárias.
Mineirinho e mais 10 em campo
Um jogador sozinho não consegue nada sem ter o apoio de seus companheiros. Nos seis jogos em que marcou gols pelo Paranaense, Alex Mineiro contou com o trabalho do conjunto atleticano, principalmente do meio-de-campo e do companheiro de ataque Denis Marques. Os dois atuaram juntos em cinco das seis partidas e fizeram 16 gols (13 Alex e 3 Denis). A dupla não jogou na partida entre Roma e Atlético, sendo Pedro Oldoni, parceiro de Alex na frente.
O quarteto rubro-negro – Evandro, Ferreira, Denis Marques e Alex Mineiro -esteve reunido em quatro dessas seis ocasiões. Nas outras duas, a armação da equipe ficou para as duplas Cristian/Netinho e Cristian/Ferreira.
Denis Marques também merece destaque no 1.º trimestre, pois é o segundo maior artilheiro do Atlético: marcou seis gols no Estadual e 12 na temporada.
Goleador caseiro?
Além do Paranaense, Alex Mineiro atuou nas três partidas da Copa do Brasil e em um dos amistosos internacionais, contra o Dallas – Estados Unidos. Na Copa do Brasil, o Atlético jogou contra o Coxim, no Mato Grosso do Sul, pela 1.ª fase da competição, e venceu por 5 a 2 – um marcado por Alex.
No amistoso contra o Dallas, na Baixada, o artilheiro também deixou o seu, na vitória por 3 a 1. Nesta temporada, Alex já marcou 15 gols nas 14 partidas que disputou. Na premiação do Chuteira de Ouro – promovida pela revista Placar – Alex Mineiro está em 2.º lugar, atrás apenas de Marcelo Ramos, do Santa Cruz.
Apesar de o atleta passar por uma fase estupenda, uma coisa preocupa a torcida. Nos jogos considerados mais importantes do Atlético, neste ano, Alex ainda não marcou. Pelo Estadual, o artilheiro não balançou as redes dos rivais Paraná e Coritiba. Na Copa do Brasil, ele também não marcou nos dois jogos contra Vitoria-BA. Em Salvador, o gol atleticano foi feito por Alan Bahia, na frustrante derrota por 4 a 1. Em Curitiba, apesar do triunfo do Furacão, que se classificou à próxima fase ao marcar 3 a 0, Alex passou em branco mais uma vez. Entretanto, o jogador foi decisivo com sua determinação: marcando, dando assistências e abrindo espaços para jogadas de seus companheiros.
Caseiro
Outro detalhe que incomoda é que nas oito partidas em que o artilheiro fez gols neste ano – somando todas as competições – seis delas aconteceram na Baixada. Alex marcou fora somente contra o Roma – goleada de 5 a 1 – e contra o Coxim (MS) -outra vitória por 5 a 2.