O Arsenal voltou a vencer neste sábado o Tottenham por 5 a 2, dessa vez pela 12ª rodada do Campeonato Inglês, e assim como aconteceu em fevereiro deste ano, os ‘Gunners’ precisaram virar o placar para sair do Emirates Stadium com os três pontos.
Um dos protagonistas do jogo foi o atacante togolês Emmanuel Adebayor, dos ‘Spurs’, que atuou por três temporadas no rival. O goleador esteve em campo por apenas 18 minutos, tempo suficiente para abrir o placar do clássico do norte de Londres, aos 10, e logo depois ser expulso após dura falta em Santi Cazorla.
Com um a mais em campo, o time de Arsène Wenger partiu para cima e empatou aos 24 minutos de jogo, com o zagueiro Per Mertesacker. O jogo parecia caminhar para o intervalo igual, quando Lukas Podolski, aos 42, e Olivier Giroud, aos 45, fizeram o segundo e o terceiro do Arsenal.
Na etapa final, o Tottenham tentou pressionar, tentando se recuperar, mas acabou de expondo. Aos 15, Santi Cazorla concluiu trama iniciada por Theo Walcott e Podolski, para fazer o quarto. Onze minutos depois, quem apareceu foi o craque do time de André Villas-Boas, Gareth Bale, que descontou. Nos acréscimos do segundo tempo, Walcott apareceu para marcar o quinto e fechar o placar.
O último ‘derby’ disputado entre as duas equipes fora disputado na última edição do Campeonato Inglês, no dia 26 de fevereiro. O Tottenham conseguiu sair na frente, mas fazendo dois gols desta vez, com Louis Saha e Emmanuel Adebayor. Bacary Sagna, Robin van Persie, Tomás Rosický e Theo Walcott, duas vezes, decretaram a virada.
O duelo deste sábado fez com que o Arsenal ultrapasse o rival na tabela da competição. Antes em oitavo, os ‘Gunners’ aparecem provisoriamente na sexta colocação, com 19 pontos ganhos. Os ‘Spurs’, por sua vez, caíram para o oitavo lugar, mas ainda podem descer mais uma posição, dependendo dos resultados restantes da rodada.