O Arsenal anunciou nesta quinta-feira que vai apelar contra a suspensão de dois jogos imposta pela Uefa ao atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, punido por ter simulado um pênalti na partida contra o Celtic, da Escócia, na semana passada, pela fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa.
O time inglês divulgou em um comunicado oficial que “acredita fortemente que a decisão tomada é profundamente falha e não foi baseada em um julgamento discutido por meio da revisão das imagens” da jogada envolvendo Eduardo da Silva. O Arsenal ainda afirmou que “há erros óbvios e inconsistências no julgamento da Uefa” e que, por isso, irá apelar contra a suspensão.
Quando anunciou a punição, a Uefa afirmou que, após estudar o caso, suspendeu Eduardo da Silva por ele ter “enganado a arbitragem”. Na ocasião, após realizar jogada individual, o atacante se jogou no chão ao perceber a aproximação do goleiro Boruc. Na cobrança do pênalti, o próprio Eduardo da Silva abriu o placar para o triunfo do Arsenal por 3 a 1 sobre o Celtic.
Se a punição for mantida pela Uefa, Eduardo da Silva ficará fora dos duelos contra Standard Liege, da Bélgica, no dia 16 de setembro, e Olympiakos, da Grécia, duas semanas depois. Os dois confrontos serão válidos pelo início da fase de grupos da Liga dos Campeões.