Cabeça de chave e favorito a uma das vagas do grupo B nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Arsenal não vem tendo vida fácil, mas, depois de estrear batendo o Montpellier fora de casa, conquistou nesta quarta-feira mais uma vitória, desta vez por 3 a 1 sobre o Olympiacos no estádio Emirates.

continua após a publicidade

Os ‘Gunners’ precisaram de 42 minutos para abrir o placar no primeiro tempo, com gol de Gervinho, mas sofreu quarto minutos depois, em lance concluído por Mitroglou. Na etapa final, Podolski e Ramsey garantiram o resultado positivo.

Com o triunfo, a equipe londrina lidera a chave com seis pontos, dois a mais que o Schalke 04, segundo colocado, que apenas empatou com o Montpellier em Gelsenkirchen. Os alemães venciam até os 45 minutos, mas permitiram que Camara igualasse e conquistasse o primeiro ponto dos franceses, que estão em terceiro lugar. Sem pontuar, os gregos seguram a lanterna.

Os times voltarão a campo pela Liga no próximo dia 24, quando o Arsenal receberá o Schalke. Já o Olympiacos tentará deixar a última posição visitando o atual campeão francês.

continua após a publicidade

No Emirates, o time anfitrião teve três ausências importantes no time titular, o goleiro Szczesny, o zagueiro Mertesacker e o meio-campista Diaby. Por opção do técnico Arsene Wenger, Walcott começou no banco para a entrada de Coquelin, com Oxlade-Chamberlain jogando mais adiantado. Único brasileiro do elenco, André Santos também foi colocado entre os reservas.

A forte chuva que caiu em Londres nesta quarta atrapalhou a partida, que teve menos jogadas de efeito e mais lances ríspidos. Tentando se aproveitar da situação, os times chutavam de longe, como aos 11 minutos, quando Cazorla obrigou Megyeri a fazer boa intervenção em cobrança de falta.

continua após a publicidade

A primeira tentativa de maior perigo do Olympiacos aconteceu apenas aos 22. Paulo Machado fez o passe por cima e deixou Mitroglou na cara do gol, mas o centroavante finalizou mal e facilitou o serviço de Mannone.

Mitroglou caprichou um pouco mais aos 30 minutos e quase abriu o placar. Ele encheu o pé da entrada da área, aproveitando-se do gramado molhado, mas ainda assim parou em boa interceptação de Mannone.

Neste momento, os gregos assustavam mais que os ingleses, mas foram os ‘Gunners’ que fizeram 1 a 0, aos 42. Podolski passou para Arteta, que tocou bonito para Gervinho dentro da área. O marfinense invadiu a área e bateu colocado na saída do goleiro.

O Olympiacos não se abateu e conseguiu ir para o intervalo com o empate. Já nos acréscimos, aos 46, Greco cruzou da esquerda e, de cabeça, Mitroglou finalmente balançou a rede.

Para evitar o tropeço em casa, o Arsenal voltou do vestiário com outra postura, atacando e tentando se impor. A mudança de comportamento teve resultado aos 11 minutos da etapa final, quando Podolski fez o segundo dos donos da casa. Gervinho jogou para a área, o alemão fez o giro e chutou rasteiro.

O terceiro por pouco não aconteceu aos 18. Arteta efetuou cobrança de infração e encontrou Koscielny na área. Mesmo livre de marcação, o defensor cabeceou por cima.

A partir daí, o ritmo da partida caiu, já que o Arsenal não se arriscava, mas o Olympiacos não teve forças para reagir. Os visitantes incomodaram o goleiro Mannone apenas mais duas vezes. Numa delas, aos 26, Paulo Machado arriscou de longe e mandou perigosamente para fora.

Os ‘Gunners’ escaparam de sofre o segundo gol aos 38 minutos, graças à escolha errada de Abdoun. O meia, que entrou no segundo tempo, avançou pela esquerda e arriscou o chute em vez de mandar para a área, onde alguns companheiros pediam a bola em melhores condições para finalizar.

A torcida no Emirates só pôde respirar tranquila nos acréscimos, aos 49 minutos, com o terceiro gol dos donos da casa. Ramsey recebeu de Giroud e, com categoria, tocou por cima do goleiro.

Na Arena AufSchalke, os donos da casa foram surpreendidos aos 13 minutos do primeiro tempo, quando Aït-Fana foi acionado da entrada da área e chutou no ângulo. Porém, ainda na etapa inicial, aos 26, Huntelaar tocou e, livre, Draxler passou pelo goleiro e igualou.

A virada aconteceu logo aos oito minutos do segundo tempo e ainda veio acompanhada de uma expulsão. Bocaly derrubou Draxler na área, cometeu pênalti e recebeu cartão vermelho. Huntelaar cobrou e converteu.

Quando tudo apontava para uma vitória alemã, o atual campeão francês arrancou o empate mesmo com apenas dez homens. Aos 45 minutos, Camara superou o goleiro Abdoun batendo da entrada da área.

Ficha técnica:.

Arsenal: Mannone; Jenkinson, Koscielny, Vermaelen e Gibbs; Coquelin, Arteta e Cazorla; Oxlade-Chamberlain (Walcott), Gervinho (Giroud) e Podolski (Ramsey). Técnico: Arsene Wenger.

Olympiacos: Megyeri; Diakité (Ibagaza), Manolas, Contreras e Holebas; Siovas, Maniatis, Greco (Abdoun), Fuster e Paulo Machado (Pantelic); Mitroglou. Técnico: Leonardo Jardim.

Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega), auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas.

Cartões amarelos: Koscielny (Arsenal); Contreras (Olympiacos).

Gols: Gervinho, Podolski e Ramsey (Arsenal); Mitroglou (Olympiacos).

Estádio: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra).