A Arrancada de 402 metros terá em 2010 o primeiro Campeonato Brasileiro da sua história. O anúncio foi feito após reunião entre representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo (que será responsável pela supervisão e coordenação da competição), a Força Livre Motorsport (que organiza o Campeonato Paranaense de Arrancada e o Festival Brasileiro desde 1992), a Spid (nova pista de arrancada que será inaugurada em Itatiba/SP no próximo ano) e o Velopark (que organizou a Copa Brasil de Arrancada 2009).
A ideia dos organizadores é manter as competições regionais, mas realizar um campeonato nacional com seis etapas: sendo duas em Curitiba/PR, duas em Itatiba/SP e duas em Nova Santa Rita/RS, a 30 km de Porto Alegre.
O formato das provas prevê quatro largadas classificatórias e largadas eliminatórias, com os oito primeiros em cada categoria. Os representantes da Força Livre, da Spid e do Velopark acreditam que com este formato o esporte consiga atrair mais patrocinadores e forte presença da mídia.
No início desse ano, os principais organizadores de arrancada do Brasil já haviam dado um grande passo para a competição nacional ser concretizada em 2010 com a unificação dos regulamentos.
Em setembro, o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro nomeou Rogério Gregóris, que trabalha no esporte desde 2002, como presidente da Comissão Nacional de Arrancada. Até o fim do ano, a CBA promete divulgar um novo regulamento nacional que será adotado no Campeonato Brasileiro de Arrancada 2010.