O armador Marcelinho Huertas, que está com a seleção brasileira masculina de basquete na Grécia, deve retornar para o DKV Joventut, da cidade espanhola de Badalona, na próxima temporada.
O clube espanhol, dono do passe do jogador, igualou na última quarta-feira (9) a proposta feita pelo Iurbentia Bilbao Basket, equipe que Huertas defendeu, por empréstimo, na última temporada.
Jogando pelo Bilbao, Huertas foi o grande destaque do time, sendo eleito para a seleção do campeonato espanhol (Liga ACB), com médias de 14,6 pontos, 3,9 assistências e 27 minutos em quadra por jogo.
Se a volta para o Joventut se concretizar, Huertas, de 25 anos, irá disputar a posição com o jovem prodígio espanhol, Ricky Rubio, de apenas 18 anos. Rubio também foi eleito para a seleção do campeonato do espanhol e está no grupo que irá disputar a Olimpíada de Pequim pela Espanha, atual campeã mundial.
Pela seleção brasileira, Huertas inicia na próxima terça-feira (15) a disputa do Pré-Olímpico da modalidade, contra o Líbano. No dia seguinte, a seleção comandada por Moncho Monsalve enfrenta a Grécia. Os dois primeiros de cada chave passam às quartas-de-final e os três primeiros do torneio garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.