No dia em que Brasil e Argentina decidiram a Copa América de futebol, as duas equipes duelaram na abertura do torneio feminino de hóquei sobre grama do RIO 2007, em jogo válido pelo Grupo A. E as argentinas conseguiram uma vitória tranqüila no Complexo Esportivo de Deodoro: 21 a 0.
Pentacampeãs pan-americanas e medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, as argentinas mostraram logo de início a superioridade sobre as adversárias, marcando dez gols no primeiro tempo.
Porta-bandeira da Argentina na Cerimônia de Abertura dos Jogos e autora de quatro gols na vitória sobre o Brasil, Luciana Aymar afirmou que a estratégia da equipe era começar a partida pressionando o adversário.
"Começar ganhando é o mais importante. Queríamos marcar depressa. A equipe entrou unida e ficamos felizes pela vitória", disse a capitã argentina, que pretende deixar o esporte após os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Em outro jogo válido pelo Grupo A, o Chile derrotou o Uruguai por 6 a 0. Carolina Garcia e Daniela Infante foram as artilheiras da partida, com dois gols cada.
No Grupo B, Estados Unidos e Cuba iniciaram bem a competição. Os EUA derrotaram Antilhas Holandesas por 4 a 1, com três gols de Carrie Lingo.
As cubanas conseguiram uma vitória que pode ser decisiva para a classificação da equipe para as semifinais. A equipe derrotou o Canadá por 3 a 1, no jogo mais eqüilibrado do dia. Aglais Serrano fez dois gols.