A Argentina confirmou o seu favoritismo, nesta sexta-feira, e garantiu vaga na semifinal da Copa Davis. Atuando em Buenos Aires, Juan Ignacio Chela e Eduardo Schwank venceram Evgeny Korolev e Yuriy Schukin por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/5, e fecharam em 3 a 0 a série melhor de cinco jogos contra o Casaquistão, pelas quartas de final do Grupo Mundial da competição.
Na quinta-feira, Juan Monaco e Juan Martín Del Potro venceram as suas partidas de simples e haviam aberto 2 a 0 para a Argentina, que agora irá espera pela definição do vencedor do confronto entre Suécia e Sérvia.
E, mesmo sem contar com Novak Djokovic, que desistiu de atuar nesta sexta por causa de uma lesão no joelho, os sérvios conquistaram duas vitórias no primeiro dia do duelo com os suecos, fora de casa, em Halmstad. Viktor Troicki abriu 1 a 0 para a Sérvia ao bater Michael Ryderstedt por 3 sets a 1, com 6/3, 6/1, 6/7 (6/8) e 7/5. Em seguida, Janko Tipsarevic, o substituto de Djokovic, contou com a desistência de Ervin Eleskovic quando vencia o segundo set por 1 a 0, após ter aplicado 6/2 na primeira parcial.
Com isso, a Sérvia ficou a uma vitória de garantir o seu triunfo, fato que poderá ser consumado neste sábado, no confronto de duplas com os suecos.
Outro país que abriu 2 a 0 na melhor de cinco jogos das quartas de final do Grupo Mundial da Davis, nesta sexta-feira, foi a França. Atuando em Stuttgart, Richard Gasquet e Gael Monfils venceram os dois primeiros duelos de simples. O primeiro deles superou uma batalha de cinco sets contra Florian Mayer, batendo o rival de virada com parciais de 4/6, 4/6, 7/5, 6/3 e 6/3. Já Monfils aplicou 3 a 0, com 7/6 (7/3), 7/6 (7/5) e 6/4, sobre Philipp Kohlschreiber.
Desta forma, os franceses também terão a chance de se garantirem na semifinal neste sábado. Caso vençam nas duplas e fechem o confronto em 3 a 0, a França irá encarar o ganhador do embate entre Estados Unidos e Espanha, que começará nesta sexta, em Austin, no Texas. Estão programados para o primeiro dia os duelos entre Mardy Fish e Feliciano Lopez e entre Andy Roddick e David Ferrer. Vice-líder do ranking mundial, Rafael Nadal pediu dispensa do confronto para poder descansar por causa da desgastante temporada que realiza.
FEDERER – Se o Grupo Mundial da Davis vive as suas quartas de final deste a última quinta, nesta sexta o suíço Roger Federer entrou em ação pelo seu país em confronto com Portugal, válido pelo Zonal Europa/África da competição. E, apesar de jogar diante de sua torcida em Berna, o recordista de títulos de Grand Slam tomou um susto diante do Rui Machado ao perder o primeiro set por 7/5, antes de garantir a sua vitória por 3 a 1 ao ganhar as parciais seguintes por 6/3, 6/4 e 6/2.
Com a vitória, a Suíça abriu 2 a 0 sobre os portugueses, já que no duelo anterior Stanislas Wawrinka bateu Frederico Gil por 3 sets a 0, com 7/5, 6/3 e 6/4.
Caso confirme o seu favoritismo na melhor de cinco jogos do duelo entre os dois países, a Suíça jogará a repescagem do Grupo Mundial, em setembro, para tentar retornar à elite da competição. Federer e Wawrinka estão programados para encarar Frederico Gil e Leonardo Tavares neste sábado, nas duplas, com o objetivo de já liquidar o confronto diante dos portugueses.