A Argentina confirmou o favoritismo e avançou às quartas-de-final da Copa Davis, neste sábado, ao vencer o confronto com a Holanda por 3 jogos a 0. Com a vitória, a atual vice-campeã do torneio garantiu a vaga por antecipação, dispensando os dois jogos de simples, no domingo.
Depois das vitórias de Juan Monaco e Juan Ignacio Chela, a dupla formada por Lucas Arnold Ker e Martin Vassallo Arguello derrotaram Jesse Huta Galung e Rogier Wassen por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/5 e 6/3.
Na próxima fase, a Argentina vai enfrentar o vencedor do duelo entre França e República Checa. Depois do empate na sexta-feira, os checos passaram à frente, com 2 jogos a 1, com a vitória da dupla formada por Tomas Berdych e Radek Stepanek sobre Richard Gasquet e Michael Llodra.
Também neste sábado, a Croácia também confirmou vaga nas quartas, ao eliminar o Chile, por 3 a 0. Após os triunfos de Mario Ancic e Marin Cilic na sexta, foi a vez dos dois jogadores atuarem em dupla para derrotar Paul Capdeville e Nicolas Massu, por 3 sets a 1 – 6/3, 6/3, 3/6 e 6/4.
Ainda pelo Grupo Mundial, a Rússia perdeu a primeira partida, nas duplas, para a Romênia, após estar vencendo o duelo por 2 a 0. Marat Safin e Dmitry Tursunov foram derrotados por Marius Copil e Horia Tecau, por 3 sets a 2, de virada, 4/6, 6/7 (2/7), 7/6 (7/4), 7/6 (7/5) e 6/4.
No polêmico confronto entre Israel e Suécia, os suecos tomaram a frente no placar com a vitória de Simon Aspelin e Robert Lindstedt sobre Amir Hadad e Andy Ram, por 3 sets a 1 – 6/4, 1/6, 7/6 (7/4) e 6/4. O jogo foi precedido de manifestações anti-israelenses na Suécia, local do duelo.
A Alemanha também desempatou o a disputa com a Áustria. Nicolas Kiefer e Philipp Kohlschreiber superaram Julian Knowle e Alexander Peya, também por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 7/6 (7/3), 3/6 e 6/4.