O treinamento coletivo realizado na manhã desta quinta-feira no Centro de Treinamento do Atlético Mineiro praticamente definiu a escalação argentina para a estreia na Copa do Mundo, domingo, contra a Bósnia. A única modificação em relação à equipe considerada titular foi a entrada de Lavezzi no lugar de Higuaín, que está sem ritmo de jogo após se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo.

continua após a publicidade

Com isso, o “quarteto fantástico” – apelido dado ao ataque formado por Higuaín, Messi, Di María e Agüero – perdeu um dos seus vértices. Embora seja menos prestigiado, Lavezzi torna o ataque mais dinâmico, com maior movimentação. Higuaín é o centroavante clássico, com atuação mais restrita à área.

A escalação utilizada no início do treinamento foi a seguinte: Romero; Zaballeta, Fernandez, Garay e Rojo; Mascherano, Gago e Di María, Messi, Lavezzi e Agüero. O técnico Alejandro Sabella permitiu que apenas os primeiros 15 minutos do treinamento fossem abertos para a imprensa, mas o treinamento coletivo começou exatamente no final deste período.

A defesa, setor mais vulnerável da equipe, terá a proteção do volante Mascherano, que praticamente não avançou no treinamento realizado nesta manhã. Gago é o marcador que, teoricamente, terá mais liberdade para se aproximar dos meias. A comissão técnica argentina considera a estreia um jogo importante para dar confiança ao time nacional e confirmar o favoritismo – Irã e Nigéria completam o Grupo F.

continua após a publicidade