Nem o boliviano mais otimista poderia esperar pelo placar desta quarta-feira na partida entre Bolívia e Argentina, na altitude de 3.660 metros de La Paz. Em confronto válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a seleção local aplicou a surpreendente goleada por 6 a 1 sobre os argentinos. A derrota entra para a história, já que foi a pior sofrida pela Argentina em jogos oficiais, igualando o revés para a Tchecoslováquia na Copa de 1958, na Suécia, também por 6 a 1.
O vexame argentino, que decretou a primeira derrota do técnico Diego Maradona à frente da equipe, começou nos pés de um jogador conhecido da torcida brasileira. O atacante Marcelo Moreno, ex-Cruzeiro, abriu o placar em La Paz, no Estádio Hernando Siles. Aos 11 minutos, ele recebeu passe na área e chutou colocado, no canto, fazendo 1 a 0 para a Bolívia. A Argentina ainda esboçou uma reação aos 24 minutos, quando Lucho González arriscou de longe e o goleiro Arias falhou, aceitando o empate dos visitantes.
Daí pra frente começou a brilhar a estrela do atacante Joaquín Botero. O brasileiro naturalizado boliviano Alex da Rosa sofreu pênalti de Zanetti e, aos 33 minutos, Botero foi para a cobrança, marcando o primeiro de seus três gols na partida. De novo em vantagem, a Bolívia seguiu dominando o jogo, com os argentinos perdidos em campo, e ampliou para 3 a 1 ainda no primeiro tempo. Depois de sofrer a penalidade, o próprio Alex marcou, de cabeça.
No segundo tempo, a Argentina tinha voltado disposta a pelo menos buscar o empate. No entanto, os planos foram abaixo com a expulsão de Di María, ainda aos sete minutos. Com um a mais, a Bolívia aproveitou para transformar a vitória parcial em goleada histórica. Botero marcou mais dois ainda na primeira metade da segunda etapa de jogo e Torrico fechou o placar em 6 a 1 já aos 41 minutos. O triunfo foi o primeiro dos bolivianos sobre a Argentina desde 1997.
O revés argentino, além de inesperado após a vitória por 4 a 0 sobre a Venezuela no último sábado, na estreia de Maradona pelas Eliminatórias, impediu a seleção de se aproximar do líder Paraguai. Agora, a Argentina segue com 19 pontos, contra 23 dos paraguaios, na segunda posição, e pode terminar esta rodada no quarto lugar, dependendo dos resultados. Já a Bolívia, apesar da goleada, continua na vice-lanterna, somando 12 pontos, à frente apenas do Peru.