A Argentina não deu chances para o Canadá na disputa pelo terceiro lugar da Copa América de Basquete, neste domingo, na cidade de San Juan, em Porto Rico. Depois de um primeiro tempo arrasador, o time argentino se deu ao luxo de relaxar no restante do jogo e ainda assim vencer por 88 a 73. No confronto que valeu a medalha de bronze, ambos os times já estavam garantidos no Mundial do ano que vem, na Turquia.

continua após a publicidade

Logo no primeiro quarto, a Argentina abriu 31 a 8. Jogando sem estrelas como Manu Ginóbili, Carlos Delfino e Fabrício Oberto, o time argentino se apoiou durante toda a competição no ala/pivô Luis Scola. Jogador do Houston Rockets na NBA, ele se destacou em todas as partidas, e não foi diferente neste domingo. Liderada por Scola, a Argentina foi para o intervalo vencendo por 49 a 18.

A boa diferença no marcador permitiu aos argentinos afrouxarem a marcação, permitindo que os canadenses fossem aos poucos diminuindo a vantagem, mas sem chegar a ameaçar a vitória. Scola terminou como cestinha do jogo, com 27 pontos. Ainda na Argentina, Pablo Prigioni também foi bem e marcou 17 pontos. Pelo Canadá, o melhor foi Jermaine Anderson, que anotou 19 pontos e 11 assistências.

Agora, Argentina e Canadá já começam a pensar no Mundial de 2010. Na competição a ser realizada em Istambul, entre os dias 28 de agosto e 12 de setembro, a expectativa é que a equipe argentina leve sua força máxima, figurando entre as favoritas ao título. Na última edição, em 2006, no Japão, os argentinos chegaram embalados pelo ouro olímpico em Atenas e ficaram com a quarta colocação.

continua após a publicidade