Os torcedores de futebol da Argentina serão obrigados a se cadastrar para entrar nos estádios do país. A Associação de Futebol Argentino (AFA) decidiu adotar a partir do ano que vem um moderno sistema de cartões de identificação com micro chip de alta segurança como os que são confeccionados os passaportes do Vaticano.

continua após a publicidade

A medida visa afastar dos campos de futebol os “barras bravas”, os torcedores fanáticos que têm provocado lamentáveis episódios de violência nos jogos locais, para que “as famílias voltem aos estádios”, como justificou recentemente Julio Grondona, presidente da AFA.

Em dezembro de 2007, a AFA assinou um convênio com a Universidade Tecnológica Nacional (UTN) para o desenvolvimento do projeto para identificar o torcedor, automaticamente, ao entrar no estádio. Agora, o Comitê Executivo deu sinal verde para a assinatura do contrato que colocará em andamento o Padrão Único de Identificação de Aficionado (PUIA). O contrato para a execução do projeto de cadastramentos dos torcedores será assinado na próxima semana entre a AFA e a Telecom, junto com as empresas associadas GEP S.A , Xelios Biometrics S.A, Control Max e DCM Solution.

De acordo com o diretor de operações do projeto, Jorge Fraga, a medida entrará em vigor para os jogos da primeira divisão em 2010 e logo se estenderá aos estádios de Córdoba, Mendoza, Mar del Plata. No final de maio, será realizada uma prova piloto em Lanús. O investimento para armar a estrutura nesse estádio de futebol será de US$ 60 milhões. Sem dar detalhes sobre os valores totais, Fraga disse que “até o fim do ano, todos os estádios da primeira divisão de todo o país terão sido modificados”.

continua após a publicidade

A ficha de cada torcedor terá suas impressões digitais, fotografia e dados pessoais. Para realizar o que os argentinos estão chamando de “recenseamento”, a AFA colocará centros específicos nos 20 clubes de primeira e em 127 ligas do interior. A medida afeta qualquer pessoa que deseja entrar em um estádio de futebol argentino, inclusive jornalistas, narradores, comentaristas e demais técnicos e pessoal envolvido com o esporte.