Um amistoso entre o Náutico e o Sporting, de Portugal, marcado para o dia 22, será o primeiro jogo da Arena Pernambuco, construída para ser sede da Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo de 2014.

continua após a publicidade

O acordo entre o time português e o consórcio responsável pela operação do estádio foi assinado nesta quinta-feira, em Lisboa. O Náutico foi escolhido para abrir a arena por ter contrato para mandar seus jogos no local a partir de julho.

A partida será um dos eventos-testes do local para a Copa das Confederações e serão colocados à venda cerca de 30 mil ingressos. A capacidade da arena é de 46 mil torcedores. O primeiro evento-teste da arena será um jogo festivo entre equipes formadas por operários da obra, no dia 20, para um público estimado de 15 mil pessoas.

continua após a publicidade

“É um grande orgulho jogar na inauguração do novo estádio pernambucano. É a primeira vez que o Sporting vai jogar com o Náutico, marcando um regresso ao Brasil após 32 anos e ao Recife, passados 61 anos, quando em 1952 disputamos um torneio que contou a participação do Sport de Recife e com o Santa Cruz. Vai ser uma grande festa do futebol”, disse Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, time no qual Cristiano Ronaldo despontou para o futebol mundial.

O amistoso entre Náutico e Sporting será útil para o Comitê Organizador Local (COL) avaliar áreas operacionais antes de o estádio ser entregue para à Fifa, no dia 24. A arena receberá três jogos da Copa das Confederações e cinco do Mundial de 2014.

continua após a publicidade

Com capacidade para receber 46 mil torcedores, a Arena Pernambuco foi erguida a um custo de R$ 532 milhões a partir de uma Parceria Público Privada (PPP) formada pelo Governo de Pernambuco e pelo Consórcio Arena Pernambuco (Odebrecht Participações e Investimentos e Odebrecht Infraestrutura). O estádio se localiza no município de São Lourenço da Mata na região metropolitana do Recife.