Praticamente pronta para receber quatro jogos da Copa do Mundo, a Arena da Baixada, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), pode apresentar problemas com os usuários de internet móvel durante as partidas. Por causa da demora na instalação dos equipamentos, algumas áreas específicas do estádio foram priorizadas e, em outros pontos da sede paranaense da Copa, os usuários poderão ter dificuldades de conexão.
Entretanto, esta não é uma área que preocupa os organizadores da Copa do Mundo em Curitiba. O coordenador-geral estadual para assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, garantiu que todos os equipamentos de internet sem fio e sistemas Wi-fi foram instalados na Arena. “Está tudo instalado na Arena da Baixada e não nos preocupa essa área. Tanto a parte de 3G, de 4G e de Wi-fi já estão funcionando”, detalhou. “Foi feito tudo o que a Fifa pediu. Se alguma coisa não foi feita é porque a Fifa não pediu”, resumiu o diretor de marketing e comunicação do Atlético, Mauro Holzmann, que não quis entrar em detalhes sobre o assunto.
Além da Arena da Baixada, a Arena Corinthians também corre o risco de apresentar problemas semelhantes do estádio atleticano durante a Copa do Mundo. De acordo com o SindiTelebrasil, as áreas de acesso das sedes ficarão comprometidas nos dias dos jogos do Mundial em Curitiba e em São Paulo. Foram priorizadas as áreas das arquibancadas, área VIP e sala de imprensa.
“Privilegiamos locais onde os torcedores estariam assistindo ao jogo. Nos 12 estádios teremos uma cobertura de altíssimo nível, mas esses dois estádios não terão uma boa cobertura em áreas de acesso. Nesses dois estádios, pela natureza da obra e o tempo que demorou para ficar pronta, não tivemos tempo para dar cobertura em locais de menor importância para o torcedor”, explicou o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy.
Na Arena da Baixada, a rede Wi-fi foi feita pela empresa Lemcom Américas, em parceria com o Atlético, e não por empresas de telefonia. Toda a instalação foi iniciada no dia 19 de maio e concluída na semana passada. O clube providenciou também a instalação de antenas de Wi-fi no CT do Caju, local em que a seleção da Espanha ficará concentrada durante a disputa da Copa do Mundo.
Em todas as sedes da Copa do Mundo do Brasil as empresas de telefonia investiram R$ 226 milhões. Porém, em Curitiba, pelo atraso nas obras da Arena da Baixada, o SindiTelebrasil afirmou que foi impossível realizar todos os testes necessários. Se o sistema de Wi-fi funcionar como o esperado no estádio atleticano, as redes de 3G e 4G não serão sobrecarregadas e o uso da internet durante os jogos do Mundial na capital paranaense acontecerá sem grandes problemas.
Divulgação |
---|
Estádio já vai ganhando alguns detalhes e decorações da Fifa para a Copa do Mundo. |