Uma reunião entre representantes da CAP S/A – sociedade de propósito específico criada para gerir as obras da Arena da Baixada -, da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado, e de integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), definiu o período de exclusividade que a entidade máxima do futebol mundial terá no Joaquim Américo, que será palco de quatro partidas da Copa do Mundo, e do CT do Caju, que será utilizado pela Espanha no período do Mundial. Do dia 22 de maio até o dia 3 de julho, a Fifa estará com as chaves da Arena e fará toda a operação do estádio durante a Copa.

continua após a publicidade

“É um período onde eles pegam a chave do estádio e entregam somente três dias depois da Copa do Mundo. A Fifa vai operar o estádio no Mundial e vai passar a mandar no estádio, sem nenhuma interferência do Atlético. Para entrar no estádio, até mesmo representantes do clube terão que pedir autorização para a Fifa neste período de exclusividade”, disse o coordenador-geral do Estado para assuntos da Copa, Mário Celso Cunha.

De acordo com a pauta da reunião, que aconteceu na sede administrativa do Atlético, além da definição do período de exclusividade, foram tratadas das responsabilidades que a Fifa terá enquanto operadora do estádio, do funcionamento durante a Copa do Mundo, como o planejamento em relação à segurança, credenciamento, alimentação, imprensa e hospitalidade. Foi definido também durante o Mundial que o estádio terá três acessos. Uma entrada pela Brasílio Itiberê e duas pela Buenos Aires, via praça, serão destinadas ao torcedor que vai comparecer aos jogos na Arena durante o Mundial.

Os centros de treinamentos também terão que serão entregues para a Fifa. O Couto Pereira e o Ecoestádio Janguito Malucelli não poderão ser utilizados dos dias 22 de maio a 3 de julho. O CT do Caju, que será o local de treinos da seleção espanhola durante o Mundial, não poderá ser usado pelo Atlético dos dias 16 de maio a 18 de julho. Com isso, o clube deverá treinar neste período no CT Barcelos, no bairro Caiuá, em Curitiba. O período de exclusividade do estádio ABC, em Foz do Iguaçu, vai durar do dia 19 de maio a 18 de julho.

continua após a publicidade