As vistorias na Arena da Baixada não param. Depois de o estádio ser visitado por uma comitiva liderada por senadores, segunda-feira passada, hoje o estádio novamente será fiscalização. Desta vez, quem estará nas obras serão a Fifa, a CBF e o Comitê Organizador Local (COL). Entre eles, estará Ricardo Trade, diretor-executivo do COL e espécie de homem-forte da organização da Copa do Mundo no Brasil.
O motivo da visita é, mais uma vez, acompanhar a evolução da reforma da Arena. A delegação deve chegar por volta das 9h da manhã no estádio, onde permanecerá por cerca de meia hora. Depois, haverá uma reunião no Palácio do Governo, onde está marcada a principal pauta do dia. Neste encontro, o grupo será recebido pelo vice-governador Flávio Arns e, entre outras questões, poderá ser discutida a possibilidade do cancelamento do evento-teste, marcado para o dia 26 de janeiro, e que é uma exigência da Fifa para todas as sedes da Copa do Mundo.
A CAP S/A – sociedade de propósito específico criada pelo Furacão para gerir as obras – é que fará o pedido. Será explicado que faltará tempo hábil para deixar a obra adequada até o final de janeiro de 2014. O motivo: escassez de recursos para que a reforma seja acelerada, principalmente na questão do gramado, que já era para ter sido colocado. Atualmente, segundo a CAP S/A e a Prefeitura de Curitiba, 83% das obras já foram concluídas.
Na segunda-feira, teria ocorrido um encontro entre representantes da CAP S/A, da Prefeitura de Curitiba e do governo do Paraná, onde foi discutida a possibilidade do cancelamento do evento-teste. Assim, a primeira partida na nova Arena só seria realizada no dia 26 de março, quando o Rubro-Negro pretende inaugurar oficialmente a sua nova casa.