Apesar do desânimo com o anúncio feito pelo Jornal Nacional de quinta-feira, de que Curitiba estaria fora da Copa das Confederações 2013, representantes do governo, município e do Atlético afirmaram ainda ter esperanças que a Arena da Baixada seja um dos palcos da competição.

continua após a publicidade

Todos garantem que aguardam um posicionamento oficial da Fifa, no dia 29 de julho, no Rio de Janeiro, para só então jogar a toalha. Representantes do Comitê Organizador Local designado pela Fifa chegaram a ser procurados para confirmar a notícia de que apenas Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte seriam sedes da Copa das Confederações.

“Foi reafirmado que apenas em julho será feito o anúncio. Ainda assim, não desmentiram a informação”, disse o secretário de governo para assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha.

O gestor municipal para assuntos da Copa, Luiz de Carvalho, seguiu a mesma linha de pensamento. “Realmente, a Fifa não confirmou. As coisas só serão definidas no Rio de Janeiro. Curitiba continua de igual pra igual com todas as outras cidades. Temos certeza que a capital paranaense, com sua capacidade e experiência, estará na Copa das Confederações”, afirmou.

continua após a publicidade

Para Carvalho, ainda existe muito a ser debatido na questão. Ele afirma que o assunto deve estar em pauta no II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, que ocorre na segunda-feira, na Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado federal Rubens Bueno e contará com a presença de ex-jogadores como Romário e Danrlei, deputados federais pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O presidente do conselho deliberativo do Atlético, Gláucio Geara, afirmou que o clube continuará empenhado na conclusão da Arena para sediar a Copa das Confederações. “Não perdemos, não. Primeiro, que a indicação oficial só será dia 29 de julho; segundo, que desconheço a origem desta notícia. Mas se prevalecer esta escolha, é porque foi indicação política e’ prova de que não tínhamos força nenhuma para influenciar a Fifa a sediar a Copa das Confederações aqui”, disparou.

continua após a publicidade

Geara argumenta que a Arena já está 30% pronta, enquanto outros estádios ainda estão em processo de demolição. “Faltam 25 meses ainda para a Copa do Mundo e acredito que destes cinco estádios somente três provavelmente chegarão com condições de sediar a Copa das Confederações”, vaticinou.