Tentando melhorar a qualidade do apito no futebol paranaense, a Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (CA-FPF) vem promovendos uma série de eventos destinado aos ?homens de preto?. No último sábado, aconteceu uma palestra aos árbitros de seu quadro, na cidade de Cascavel, no campus da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). O palestrante foi o secretário geral da Associação Portuguesa de Árbitros, Alberto Helder dos Santos, que veio da Europa para relatar as experiências dos apitadores portugueses aos paranaenses. O tema foi ?A Organização da Arbitragem e a Formação de Árbitros?. A palestra marcou a abertura do curso para novos árbitros de Cascavel e Região Oeste.
Simpósio
Durante o encontro, o presidente da comissão, Valdir de Souza, anunciou que em dezembro será realizado outro Simpósio de Arbitragem do Paraná. Souza adiantou que o evento será dividido em duas etapas: a primeira será em Cascavel, e a segunda deverá acontecer em Curitiba. Para a abertura serão convidados o presidente da Conaf, Armando Marques, e mais dois palestrantes europeus (um espanhol e outro português).
De acordo com Valdir de Souza, para o último dia do encontro está previsto o teste dos árbitros da FPF para a temporada 2006. Além do teste físico realizado anualmente, este ano os ?donos do apito? terão que fazer também uma prova escrita.
Curso
Neste sábado, às 8h, começa o curso de arbitragem em Francisco Beltrão. Já estão inscritos 55 alunos. Mais informações pelo (41) 366-3277.