Rio – O início do estadual do Rio de Janeiro, previsto para dia 22, chegou a estar ameaçado. Flamengo e Botafogo ameaçaram não participar da competição caso o departamento de árbitros continuasse vinculado à Federação de Futebol do Rio. Vasco e Fluminense, por sua vez, não adotaram a mesma postura. O presidente da Comissão de Arbitragem da federação do Rio, Sérgio Aureliano, declarou ontem estar surpreso com tal possibilidade: "Tudo que diz respeito à arbitragem do estadual foi decidido em várias reuniões, e aprovado em um arbitral, nos quais o Flamengo, de quem partiu este desagravo, esteve sempre bem representado".

continua após a publicidade

O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, afirmou que os clubes realmante desejam uma gestão autônoma da arbitragem no Rio, mas garantiu que seu clube não adotará uma postura tão radical e disputará o estadual.

Sérgio Aureliano afirmou que os árbitros cariocas realizarão uma pré-temporada de três dias, no próximo fim de semana, na qual todos serão exigidos na parte técnica e física, além de trabalhos específicos de campo. Quanto a uma desvinculação do departamento de árbitros da federação, o dirigente se mostrou cético: "Concordo que a profissionalização dos árbitros é necessária, mas acho difícil a criação de uma comissão autônoma de arbitragens, pois a arbitragem está sempre ligada às federações.

continua após a publicidade