Coube ao capitão Edmilson, experiente volante do Arapongas, levantar o primeiro caneco da história da equipe fundada em 1974. Depois de conquistar a vaga inédita da Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, o Alviverde do Norte foi buscar na tarde de ontem (06) o título de campeão do interior no Paranaense 2012. No estádio dos Pássaros, a equipe anfitriã venceu o Cianorte por 1 x 0, no tempo normal de jogo. Depois, na cobrança de penalidades, valeu a estrela do goleiro Victor para decretar êxito sobre o Leão do Vale por 8 x 7.
Com a bola rolando, o Cianorte chegou a ser considerado melhor. Na etapa inicial, teve as melhores oportunidades em comparação ao Arapongas. No entanto, o futebol se faz de bola na rede e, aos 2 minutos da etapa final, a defesa do Leão do Vale vacilou. Thiago Adam aproveitou cruzamento de Edinho e cabeceou para fazer o único gol do jogo no tempo normal da decisão.
Após o gol sofrido, o Cianorte voltou a marcar presença atacando a equipe anfitriã, na tentativa de buscar o empate. Apesar da vitória por 2 x 0 na primeira partida da decisão do interior, como o regulamento não previa saldo de gols, o Arapongas acabou sendo beneficiado com a decisão indo para os pênaltis e com o placar terminando em 1 x 0.
Faltando cinco minutos para o fim, o Arapongas ainda teve um homem a mais em campo. Depois de um principio de confusão em campo, Geandro, do Cianorte, levou o cartão vermelho do árbitro Leandro Júnior Hermes. A partir de então, os anfitriões passaram a pressionar. Algo que não vinha acontecendo até então, sendo o goleiro Victor do Arapongas um dos grandes destaques na partida. Quando não repetiu boas defesas como a do chute de Alexandre, o guarda-metas alviverde contou com a sorte de ter a trave ao seu favor.
Terminada a partida, a torcida do Arapongas começou a pressionar os visitantes. Logo em seguida gritou o nome daquele que viria a ser o grande herói do primeiro título, o goleiro Victor, que defendeu a cobrança do zagueiro Ligger e depois viu Fabinho balançar as redes para fazer o gol da conquista do Arapongas. Anteriormente, Edu Amparo, do Arapongas, e Vinicius, do Cianorte, desperdiçaram suas cobranças.
Além da festa nas arquibancadas pelo título do interior, a vitória ainda rendeu ao Arapongas uma premiação no valor de R$ 50 mil, oferecida pela RPC, rede de TV encarregada da transmissão do Paranaense 2012.