Depois de ser anunciado oficialmente como reforço do Flamengo, o centroavante Henrique Dourado, o Ceifador, foi apresentado no clube carioca no final da tarde desta quinta-feira. Ao lado do presidente do clube, Eduardo Bandeira de Melo, e do diretor de futebol, Rodrigo Caetano, o centroavante, que assinou contrato até o final de 2021, exaltou o carinho que recebeu de todos em sua chegada, evitou falar sobre os problemas que o fizeram deixar o Fluminense e prometeu deixar a sua marca no time rubro-negro.

continua após a publicidade

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2017 pelo Fluminense, com os mesmos 18 gols de Jô, do Corinthians, Henrique Dourado já foi registrado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e chega com moral no Flamengo. O novo camisa 19 vem para ser titular na vaga do peruano Guerrero, suspenso por doping até maio, e assumir o papel de uma das referências da equipe rubro-negra.

continua após a publicidade

“Eu quero sempre desafiar os meus limites. O projeto do Flamengo é algo que eu quero com muito afinco. Quero deixar a minha marca e comemorar com a Nação”, comentou o atacante. “Logo que o Flamengo fez o anúncio, meu celular não parou. Acabou até a bateria. Quero agradecer à torcida, que me recebeu de uma forma especial. Quero retribuir todo esse carinho dentro de campo”.

continua após a publicidade

Com Guerrero fora pelo menos até maio, Henrique Dourado disse estar pronto para corresponder às expectativas e fez questão de elogiar o atacante peruano. “Jogador de altíssimo nível. Chego para ajudar. Torço para que ele volte. Quanto mais qualidade, mas longe vamos chegar”.

O terceiro reforço do Flamengo para esta temporada – o atacante colombiano Marlos Moreno e o goleiro Julio Cesar são as outras novidades para 2018 – foi alvo de outros clubes e ficou perto de reforçar o Corinthians, mas optou pela Gávea. “Na nossa vida profissional e pessoal, as coisas acontecem no momento certo. Se hoje estou aqui, venho um jogador muito mais maduro, com mais experiência e chego para agregar. Quero desempenhar o meu papel, assim como fiz nos outros clubes”.

Rodrigo Caetano disse que não há nenhum tipo de planejamento para a estreia do novo reforço já neste domingo contra o Nova Iguaçu, em Brasília. Como já está regularizado, o centroavante especialista em cobrança de pênaltis já pode entrar em campo, mas, apesar de dizer que está bem fisicamente, ainda não deve ser já nesta rodada do Campeonato Carioca que a torcida o verá em campo com a camisa do Flamengo. “Eu vinha treinando. Agora é conversar com a comissão. Hoje (quinta-feira) fiz testes físicos. Nos próximos dias vou me enquadrar dentro dos treinamentos e depois vamos ver o melhor dia para a estreia”, ponderou.

Revelado pelo Flamengo, de Guarulhos (SP), clube que lembrou na entrevista para fazer um paralelo com o homônimo carioca, Henrique Dourado viveu o melhor ano de sua carreira em 2017. Foram 32 gols em 59 jogos (média de 0,54 por jogo), além de sete assistências. “Quero fazer o gesto (de ceifar) quando sair o gol. Deixa as coisas acontecerem naturalmente”, concluiu.