Depois de ganhar com autoridade o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil e se transformar no clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira para o amistoso contra os Estados Unidos, o Santos já mira novos objetivos. Até o dia 5 de dezembro, quando se despedirá de 2010 recebendo o Flamengo na Vila Belmiro, serão mais 26 jogos pelo Campeonato Brasileiro e a participação na Copa Sul-Americana – a estreia será contra o Avaí, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro.
O presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro vai convocar entrevista coletiva, a princípio para esta sexta, quando, entre outros assuntos, vai revelar a boa novidade que prometeu anunciar depois da conquista da Copa do Brasil. Ele deve falar também sobre a provável saída de alguns jogadores até o fechamento da janela de transferências internacionais, possíveis contratações e, principalmente, da preparação para a Copa Libertadores da América de 2011.
Depois de repatriar Robinho dois meses depois de assumir o clube que era comandado por Marcelo Teixeira havia uma década, a nova administração convenceu o Barcelona a ceder Keirrison gratuitamente por empréstimo de um ano. E, apesar da dívida que herdou, agiu rapidamente, investindo R$ 8 milhões na contratação de Arouca, jogador indispensável no time de Dorival Júnior. “O elenco está momentaneamente fechado. Só voltaremos a negociar após a decisão Copa do Brasil. E vou hibernar por uns dias para evitar possíveis declarações polêmicas. Depois voltarei a falar e vou anunciar uma boa novidade”, disse Luís Álvaro.
NEYMAR E GANSO – Depois do encontro entre Luís Álvaro e o pai de Neymar, há duas semanas, diminuiu a pressão para a saída do garoto para o exterior. Os comentários são de que o projeto financeiro e de carreira apresentado à família Silva Santos convenceu “seu” Neymar de que seu filho não precisa jogar na Europa para ser titular na seleção, graças ao processo de renovação de Mano Menezes.
“O Santos quer formar um time mais forte e ganhar tudo em 2011”, deixou escapar o pai do jogador santista, concordando com o adiamento da transferência. E, para compensar a fortuna que Neymar deixará de ganhar permanecendo no Brasil, o Santos promete aumentar seu salário em R$ 100 mil. O primeiro reajuste ele já teve com o disparo do gatilho previsto em contrato em razão de sua convocação. E a complementação seria com a exploração de sua imagem em campanhas de publicidade.
Na última entrevista que deu no CT Rei Pelé, Paulo Henrique Ganso também demonstrou confiança no planejamento do clube para mantê-lo na Vila Belmiro, pelo menos até o meio do próximo ano. Mas não quis dar detalhes. “Cabe à diretoria falar a respeito do assunto”, disse.