Já em sua terceira semana de treinamentos para as quatro competições que terá pela frente nesta temporada de 2019, a seleção brasileira masculina de vôlei teve pela primeira vez, nesta terça-feira, a presença do treinador Renan Dal Zotto no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Campeão da Superliga Masculina com o Taubaté no último sábado, o técnico iniciou os trabalhos à frente da equipe nacional que se prepara para jogar a Liga das Nações, Campeonato Sul-Americano, Pré-Olímpico e Copa do Mundo.

continua após a publicidade

Já em plena atividade no comando da equipe, Dal Zotto demonstrou estar entusiasmado com o retorno que veio recebendo dos assistentes Marcelo Fronckowiak e Ricardo Tabach, que estiveram à frente do trabalho enquanto o treinador disputava a fase final da Superliga. Já focado no futuro, destaca que, apesar do calendário extenso, o grupo brasileiro sempre é cobrado por resultados.

continua após a publicidade

“Independentemente da competição, o Brasil sempre entra como um dos favoritos. Temos que assumir essa posição e tentar vencer em todas as competições. Essa é a ideia sempre e é assim que tocamos o dia a dia aqui dentro do CDV. O espírito é estar entre os melhores e, por isso, os treinamentos acontecem diariamente muito fortes”, disse.

continua após a publicidade

No entanto, o comandante da seleção brasileira sabe que é preciso priorizar quando se trata de uma temporada onde há um foco principal, que, desta vez, é garantir a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no Japão.

“A Liga das Nações é uma competição importante do calendário internacional, mas esse ano o nosso principal objetivo, claro, é a classificação olímpica. Teremos pela frente uma etapa bastante perigosa porque classifica somente uma seleção nessa fase. Então, o foco vai estar total ali. Por isso, vamos valorizar, claro, a Liga das Nações, mas ela vai ser parte do treinamento para chegarmos na melhor condição possível ao Pré-Olímpico”, afirmou Dal Zotto.

A seleção inicia a temporada de 2019 com a Liga das Nações, na qual estreia no próximo dia 31. Depois terá o Pré-Olímpico entre 9 e 11 de agosto, na Bulgária; o Campeonato Sul-Americano, de 11 a 15 de setembro, no Chile; e a temporada será encerrada na Copa do Mundo, no Japão, de 1.º a 15 de outubro.

“Apesar do pouco tempo de treinamento, todos chegam em uma boa condição física – tecnicamente sabemos que são jogadores espetaculares – e rapidamente conseguiremos colocar todos em um nível bastante homogêneo para chegarmos fortes já nessa primeira etapa, na Polônia”, concluiu Dal Zotto, confiante para dar início à programação de campeonatos.

Foram convocados para esta temporada os levantadores Bruninho, Carísio, Fernando Cachopa e Thiaguinho; os opostos Wallace, Alan, Felipe Roque e Rafael Araújo; os centrais Lucão, Otávio, Flávio, Matheus, Isac e Maurício Souza; os ponteiros Leal, Lucarelli, Lucas Lóh, Douglas, Honorato, Kadu, Rodriguinho e Maurício Borges; e os líberos Maique e Thales.

O primeiro compromisso da seleção masculina neste ano será em Campinas (SP), na próxima semana, onde irá enfrentar o Canadá nos dias 22 e 24. O primeiro desafio será às 22 horas e o segundo, às 21h30 – ambos no ginásio do Taquaral.