O Botafogo sofreu até o último jogo do Campeonato Brasileiro para confirmar sua permanência na Série A em 2010. Depois de todo o sufoco para manter-se na elite, o técnico Estevam Soares afirmou que pretende continuar na equipe, mas revelou que ainda não sabe qual será seu futuro.
“Eu acho que não teria problema da minha parte, mas isso vai caber primeiramente à diretoria do clube. Devem se reunir hoje, amanhã ou depois de amanhã. Até porque isso deve ser uma coisa meio rápida, até porque o Botafogo está muito atrasado dentro de seu planejamento para 2010”, afirmou Estevam.
Depois de um início ruim em sua campanha à frente da equipe, o treinador conseguiu acertar o time, que escapou do rebaixamento graças a vitórias importantes – sobretudo diante de São Paulo e Palmeiras.
Contra os palmeirenses, na última rodada, o time precisava de uma vitória para garantir sua permanência. O resultado aconteceu graças a uma boa atuação no segundo tempo, quando o time fez 2 a 1. Estevam revelou que no intervalo da partida, quando o placar ainda estava 0 a 0, ele teve de acalmar os atletas.
“A gente teve de acalmar os jogadores e em determinado momento eu usei até uma coisa meio zen, ‘respirem fundo, calma, recuperem a força de vocês’. Porque a gente sentiu que os primeiros 45 minutos a equipe estava desgastada e não conseguiu o placar. Nossa preocupação foi acalmar a equipe, e ela voltou bem para o segundo tempo e conseguiu o resultado”, disse.