Embalado por nove vitórias consecutivas, Sebastian Vettel lamenta que a temporada 2013 da Fórmula 1 tenha chegado ao fim, neste domingo, no GP do Brasil. O alemão disse estar triste por não poder mais pilotar o “carro fenomenal” que recebeu da Red Bull neste ano – o modelo 2014 das equipes ainda é uma grande incógnita, por causa das futuras mudanças técnicas na categoria.

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“Na verdade, estou triste com o fim da temporada. Foi inacreditável vencer as últimas corridas, depois do recesso de verão [na Europa]. O carro estava fenomenal e só melhorava a cada etapa”, comentou Vettel, que corou seu tetracampeonato com mais duas marcas histórias neste domingo.

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Ao vencer a corrida no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, Vettel igualou o recorde do italiano Alberto Ascari, que faturou nove triunfos seguidos entre os anos de 1952 e 1953. O alemão alcançou ainda marca do compatriota Michael Schumacher, que também venceu 13 corridas na temporada de 2004 – na ocasião, o número recorde de vitórias foi obtido em um campeonato de 18 etapas (o atual tem 19).

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Mesmo empolgado, Vettel disse que ainda não digeriu a relevância dos feitos obtidos no campeonato de 2013. “Acho que será muito, muito difícil perceber agora e nas próximas semanas o que conquistamos, principalmente neste fim de temporada”, afirmou o alemão. “Em relação ao recorde de Alberto Ascari, acho que não dá para comparar.”

Para Vettel, o italiano correu em momentos mais precários na Fórmula 1. “Nos anos 50, as corridas eram mais longas e havia muitas coisas que podiam dar errado. Não havia tanto profissionalismo e os carros não eram tão confiáveis quanto agora”, ponderou.

Depois da “maratona” neste fim de temporada, o alemão avisou que pretende tirar alguns dias de folga antes de iniciar o trabalho na Red Bull para a preparação do aguardado modelo 2014. “Não pretendo fazer nada até o Natal. Claro que terei alguns compromissos em dezembro, mas vou tentar relaxar ao máximo”, revelou.

Vettel acredita que o ritmo de trabalho em dezembro e janeiro não deverá ser afetado pela elaboração do carro do próximo ano. “Teremos muitas mudanças, claro, mas, em termos de ritmo de trabalho, será mais ou menos a mesma coisa. Provavelmente iniciaremos a preparação um ou duas semanas mais cedo, em janeiro”, projetou.