O ano de 2013 esteve longe do esperado por Thomaz Bellucci. O tenista número 1 do Brasil sofreu com diversas lesões, teve campanha pífia durante a temporada e acabou caindo da 32.ª posição, que ocupava em janeiro, para a 126.ª, com a qual encerra o ano. Para deixar este retrospecto para trás, ele já se prepara para iniciar a pré-temporada no Rio e garantiu estar animado para 2014.
“Acho que será uma ótima preparação para 2014. Estou bastante animado. Será muito bom treinar com o Clezar, o Rogerinho, o Fabiano e o Demoliner. O Pato (Francisco Clavet) e o João (Zwestch) se conhecem desde o tempo em que jogavam e vão poder trocar experiências como treinadores durante a pré-temporada”, apontou.
Bellucci se recuperou recentemente de um problema leve no abdômen e, com isso, intensificará nesta semana o trabalho de preparação para 2014. Na segunda-feira, ele começará a pré-temporada, ao lado dos tenistas Guilherme Clezar, Rogério Dutra Silva, Fabiano de Paula e Marcelo Demoliner e do capitão do Brasil na Copa Davis, João Zwestch.
Em momento ruim em 2013, Bellucci chegou a somar dez derrotas consecutivas, que resultaram em uma queda vertiginosa no ranking. Já no final da temporada, ele resolveu trocar de técnico, colocando o espanhol Francisco Clavet no lugar do argentino Daniel Orsanic, que iniciará 2014 como treinador do brasileiro.