O sérvio Novak Djokovic anunciou a decisão de não participar do Torneio de Belgrado, que será disputado em quadras de saibro entre os dias 30 de abril e 6 de maio e dará 250 pontos ao campeão no ranking da ATP. O número 1 do mundo disse que tomou a decisão por ainda estar abalado com a morte do seu avô Vladimir, na semana passada, enquanto ele participava do Masters 1000 de Montecarlo.
“Após consultar a minha família, eu tomei a decisão de não participar do torneio deste ano. Vou tirar algum tempo, tentar me recuperar emocionalmente. Esta é certamente uma das decisões mais difíceis da minha carreira, mas é impossível para mim jogar nos próximos dias e pensar sobre o tênis quando há outras coisas na minha cabeça”, explicou Djokovic, que foi campeão em Belgrado no ano passado, em nota publicada no seu site oficial.
Na semana passada, o sérvio perdeu o avô horas antes de enfrentar o ucraniano Alexandr Dolgopolov pelas oitavas de final do Masters 1000 de Montecarlo. Mesmo assim, Djokovic decidiu continuar participando do torneio e parou apenas na decisão, quando foi derrotado pelo espanhol Rafael Nadal.
Assim, o sérvio preferiu não disputar o torneio no seu próprio país e só deverá voltar a entrar em quadra na semana seguinte, quando será realizado o Masters 1000 de Madri. Na Espanha, ele defenderá o título conquistado em 2011.