Kelly Slater voltou a fazer história na quarta-feira, ao conquistar o título antecipado do ASP World Tour, a divisão de elite do surfe, com a classificação para a terceira fase da etapa de São Francisco, nos Estados Unidos. Foi a 11ª vez na carreira que ele se tornou campeão mundial, ampliando ainda mais o seu recorde no esporte. E, mesmo já consagrado, o astro norte-americano de 39 anos evita falar de seus planos de aposentadoria.

continua após a publicidade

 

Nos últimos anos, todo final de temporada no surfe é marcado pelas especulações sobre uma possível aposentadoria de Slater. E ele parece preferir manter o mistério sobre o futuro. Dessa vez, ainda nas comemorações pelo título conquistado em São Francisco, não quis confirmar seu voltará ao circuito em 2012 para tentar ser campeão pela 12ª vez na história. Mas deu sinais de que a idade não será um empecilho para sua decisão.

“Penso que atualmente quem tem 39 anos ainda é jovem para muitas pessoas. Acredito que, no passado, você parava quando chegava aos 30, mas esse definitivamente não é o caso agora”, afirmou Slater. “Sinto que estou surfando no melhor nível da minha carreira e sinto vontade de continuar. Mas ainda não pensei muito sobre isso. Planejo tirar férias no final do ano e relaxar no Havaí. Aí, veremos o que 2012 irá nos trazer.”

continua após a publicidade

Maior surfista da história, Slater foi o mais novo a ser campeão mundial, com apenas 20 anos em 1992, e se tornou também o mais velho a conseguir o feito, agora com 39. “Isso é absolutamente fantástico. Estava estressado com a possibilidade de definir o campeonato e estou feliz que acabou”, comemorou o norte-americano, que ainda luta pela vitória na etapa de São Francisco e também terá o encerramento da temporada, dezembro, no Havaí.