Após nove anos, Atlético volta a jogar pela Libertadores

Nove anos depois de disputar sua última edição da Libertadores, o Atlético voltará hoje à disputa da principal competição de clubes das Américas. O “El Paranaense”, como é popularmente conhecido nos outros países sul-americanos, vai tentar encaminhar a classificação para a fase de grupos hoje, às 22h, diante do Sporting Cristal, no Estádio Nacional, em Lima, no Peru. Além do técnico espanhol Miguel Ángel Portugal, contratado no início deste ano, o Furacão terá outras novidades em relação ao time que terminou o Brasileirão do ano passado na 3.ª posição e conquistou a vaga no certame.

Além de enfrentar a força e a tradição do time peruano, que é sempre muito forte quando joga dentro de casa, o time atleticano colocará em campo uma equipe menos experiente em relação a que o torcedor rubro-negro estava acostumado a ver. O time considerado titular de 2013, que contava com os experientes Luiz Alberto e Paulo Baier, tinha média de idade de 26,2 anos. A equipe titular deste ano, além de não contar com nenhum jogador que já disputou a Libertadores, tem média de idade de 23 anos.

Para a vaga de Luiz Alberto na defesa atleticana, o jovem zagueiro Cléberson deverá ser o titular ao lado de Manoel. “Estou pronto para jogar. Desde que me recuperei da última lesão estou treinando forte e à disposição do Atlético. Queremos ser a melhor defesa do Brasil neste ano. Para isso, vamos correr e lutar em todos os jogos, como fizemos em 2013”, ressaltou.

As laterais do time atleticano terão novidades para o duelo contra o Cristal. Na direita, Sueliton, destaque do Criciúma no Brasileirão do ano passado, será o titular. Na esquerda, o treinador atleticano ainda faz mistério. O jovem uruguaio Lucas Olaza, confirmado anteontem como novo reforço da equipe, é o mais cotado para iniciar o jogo. Porém, o lateral-esquerdo Natanael, que veio do Cuiabá para reforçar o time Sub-23, agradou o técnico Portugal e pode aparecer entre os titulares.

O meio de campo contará com jogadores que já estavam no clube em 2013. O setor de contenção do time atleticano será formado pelos volantes Deivid e João Paulo. A dupla foi titular em boa parte dos jogos do Furacão no Brasileirão do ano passado. O setor de criação é, a princípio, a principal preocupação do Rubro-Negro para a estreia na fase preliminar da Libertadores. Depois de perder os armadores Everton e Paulo Baier, Portugal deve optar por Zezinho – que também atua como terceiro volante – e o seu conterrâneo Fran Mérida, que pouco atuou em 2013.

Mas se por um lado o setor de criação preocupa, por outro, o ataque atleticano é a principal esperança do Atlético para o duelo contra o Cristal. A dupla de ataque deverá ser formada pelos atacantes Marcelo, considerado a revelação do último Brasileirão, e Éderson, artilheiro da competição nacional do ano passado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna