As obras de construção da Arena Grêmio, em Porto Alegre, só deverão ser retomadas na terça-feira. Os trabalhadores estão em luto por causa da morte de um operário, atropelado na noite de domingo na BR-290, o que causou protestos. A OAS, responsável pela obra, garante que a situação já está sob controle. “Haverá um período de luto durante o dia de hoje, 2ª feira, 03/10 e a expectativa é que as obras sejam retomadas a partir de amanhã, 3ª feira, 04/10”, afirmou em nota oficial.
Por volta das 19 horas de domingo, José Elias Machado, de 40 anos, foi atingido por uma caminhonete Ford F-250, na BR-290, também conhecida como Freeway, próximo ao canteiro de obras. Após o acidente, os colegas de Machado tentaram agredir o motorista da caminhonete, que permanecia no local. A Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar tiveram dificuldade para conter os ânimos.
Além disso, em protesto, os trabalhadores iniciaram um incêndio de grandes proporções, que consumiu totalmente o alojamento dos operários. Quatro caminhões do Corpo de Bombeiros foram destacados ao local, e o fogo extinto por volta das 21h30 de domingo. Depois do ocorrido, a OAS disse ter alojado os trabalhadores em hotéis e escolas.
“Em razão do ocorrido, houve uma natural consternação por parte dos colegas de trabalho que acabou por gerar um incidente nos alojamentos da obra da Arena do Grêmio, mas a situação já se encontra sob controle. Todos os funcionários da obra foram acomodados em hotéis e no Ginásio da Escola Santo Inácio”, disse.