Foi uma semana desgastante para o Coritiba e não só pela ?novela?? da negociação de Fernando para o União de Leiria. Os jogadores alviverdes tiveram oito sessões de treinos nesta primeira parte da interrupção do campeonato brasileiro. Trabalhos técnicos e físicos que serviram para recuperar e recondicionar o elenco, que está pronto para mais um período puxado. O técnico Cuca já avisou que a partir de amanhã vai montar, em pelo menos cinco treinos táticos, o time para enfrentar o Vasco no próximo domingo.
Cuca reconhece que o grupo foi exigido ao máximo nesta semana. "Eles estão doloridos, e isto é sinal que o que foi programado aconteceu. Os jogadores foram excelentes em todos os treinos, e mereceriam mais que dois dias de folga", comenta o treinador coxa, citando a parada de ontem e hoje. Muitos aproveitaram para viajar, mas todos saíram sabendo da programação que se inicia amanhã. "A partir de agora é trabalho tático", resume o técnico.
Será um período fundamental para a implantação definitiva da filosofia de jogo de Cuca. Por mais que a partida do próximo final de semana seja fora de casa (em São Januário), o treinador deve aproveitar para estudar formações de jogo tanto para partidas no Couto Pereira como longe do Alto da Glória. Ele já reconheceu que para atuar em casa não será possível montar o time com três zagueiros; será necessária uma imposição tática, com pelo menos quatro jogadores de característica ofensiva.
Em contrapartida, para jogos fora o 3-5-2 será o esquema ?padrão??. Será assim no Rio de Janeiro: com Cuca tendo apenas Miranda garantido, Flávio, Vagner e Reginaldo Nascimento disputam as outras duas posições. O capitão também pode lutar por uma vaga na primeira função do meio, onde Márcio Egídio é, no momento, o titular. Nas alas, Jucemar e Ricardinho estão certos, e ficarão assim até o retorno de Rafinha da seleção sub-20 e a recuperação de Rubens Júnior.
Se Marquinhos estiver bem, pode ser uma surpresa no meio, jogando ao lado de Luís Carlos Capixaba (e ocupando a vaga de Jackson). "Ele é quem vai me dizer. Se ele falar que está 100%, pronto para o jogo, vai jogar. Mas se não se sentir bem, melhor ficar mais uma semana treinando", explica o treinador coxa. Na frente, Alexandre e Tiago são titulares absolutos, mas Cuca espera que, depois da parada, ambos estejam em melhores condições físicas.