Após conquistar o índice olímpico no salto triplo, durante competição em São Paulo no último sábado, o jovem brasileiro Jonathan Henrique Silva já fala em disputar medalha na Olimpíada de Londres. “É muito gratificante ir para a Olimpíada. Quero ganhar experiência, mas não descarto brigar por uma medalha”, afirmou o atleta de 20 anos, que fez 17,39 metros, a segunda melhor marca do ano na prova – o líder é o cubano Osviel Hernandez, com 17,49 metros.

continua após a publicidade

“Em 2010, ele tinha como melhor marca 16m07. No ano passado, terminou com 16m70. Se ele saltar na casa dos 17m05 em Londres, tem condições de ser finalista. E se conseguir manter os 17m39, pode até lutar por medalha”, avaliou o técnico Nélio Moura, o mesmo de Maurren Maggi, feliz com a evolução mostrada por Jonathan.

Mesmo com o índice olímpico, Jonathan confirmou nesta terça-feira que irá disputar três dos cinco meetings internacionais de atletismo que vão acontecer no Brasil em maio. Já como preparação para a Olimpíada, cuja abertura será em 27 de julho, ele estará nas competições em Uberlândia (MG), no dia 13, em São Paulo, no dia 16, e no Rio, no dia 20.

Jonathan também revelou que busca conseguir a vaga olímpica para o salto em distância – precisa atingir 8,20 metros para ir a Londres, bem acima do seu recorde pessoal de 7,72 metros. “Esta é a minha segunda prova e não descarto tentar esse índice também”, avisou o garoto de 20 anos.

continua após a publicidade