Após conquistar o índice olímpico no salto triplo, durante competição em São Paulo no último sábado, o jovem brasileiro Jonathan Henrique Silva já fala em disputar medalha na Olimpíada de Londres. “É muito gratificante ir para a Olimpíada. Quero ganhar experiência, mas não descarto brigar por uma medalha”, afirmou o atleta de 20 anos, que fez 17,39 metros, a segunda melhor marca do ano na prova – o líder é o cubano Osviel Hernandez, com 17,49 metros.
“Em 2010, ele tinha como melhor marca 16m07. No ano passado, terminou com 16m70. Se ele saltar na casa dos 17m05 em Londres, tem condições de ser finalista. E se conseguir manter os 17m39, pode até lutar por medalha”, avaliou o técnico Nélio Moura, o mesmo de Maurren Maggi, feliz com a evolução mostrada por Jonathan.
Mesmo com o índice olímpico, Jonathan confirmou nesta terça-feira que irá disputar três dos cinco meetings internacionais de atletismo que vão acontecer no Brasil em maio. Já como preparação para a Olimpíada, cuja abertura será em 27 de julho, ele estará nas competições em Uberlândia (MG), no dia 13, em São Paulo, no dia 16, e no Rio, no dia 20.
Jonathan também revelou que busca conseguir a vaga olímpica para o salto em distância – precisa atingir 8,20 metros para ir a Londres, bem acima do seu recorde pessoal de 7,72 metros. “Esta é a minha segunda prova e não descarto tentar esse índice também”, avisou o garoto de 20 anos.