Após apresentar a pintura do seu carro para a temporada 2016 da Fórmula 1 em evento na semana passada, sem a cor roxa, a Red Bull realizou na manhã desta segunda-feira, antes do início dos testes coletivos em Barcelona, a apresentação de fato do RB12, esperando retomar a sua rotina de vitórias, interrompida no ano passado, quando nenhum dos seus pilotos subiu ao lugar mais alto do pódio.

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Até pelo regulamento técnico da Fórmula 1 não ter apresentado grandes novidades em relação ao último campeonato, o carro da Red Bull não possui grandes novidades. Ele segue sendo equipado com motores da Renault, apesar da relação conflituosa com a montadora francesa ter marcado o último campeonato da equipe, que promete ter incorporado várias melhorias com base nas lições aprendidas em 2015.

O chefe da equipe, Christian Horner, reconheceu que o impasse envolvendo a definição do fornecedor de motor provocou certo atraso na preparação do carro da Red Bull para 2016, mas garantiu que ele será logo recompensado. Anteriormente, ele já havia admitido que a equipe deverá enfrentar dificuldades para ser competitiva nas primeiras provas do ano.

“Obviamente a decisão final de motor no ano passado foi um desafio, mas nós encontramos uma solução a tempo e toda a equipe tem trabalhado muito duro para se recuperar durante o inverno. Portanto, nós estamos buscando construir sobre o progresso significativo que fizemos no segundo semestre de 2015 para tentar manter esse momento nas primeiras corridas desta temporada”, disse.

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“Minhas esperanças para esta temporada são de que nós realmente façamos progressos a partir de onde estávamos no ano passado. Nós trabalhamos duro e realmente desenvolvemos o carro bem e espero que alguma performance venha da unidade de potência e isso nos permitirá chegar mais perto de alguns dos nossos rivais imediatos”, acrescentou Horner.

Responsável pelo projeto dos carros vencedores da Red Bull, Adrian Newey reconheceu que a manutenção do regulamento freou qualquer tentativa mais ousada de alterar o modelo da equipe para o próximo campeonato.

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“Muitas vezes me perguntam qual a área do carro que estou mais satisfeito, mas com os regulamentos estáveis que temos no momento é difícil encontrar qualquer grande espaço novo para explorar. Portanto, o que nós realmente tentamos nos concentrar neste carro foi em um pacote coeso para todas as partes – a suspensão, o chassi, a aerodinâmica -, que todos eles trabalhem juntos em harmonia. Eu acho que nós conseguimos construir sobre as lições do ano passado e todas as indicações de nossas simulações sugerem que o chassi deste ano deve ser forte”, afirmou.

A Red Bull terminou a temporada 2015 da Fórmula 1 apenas em quarto lugar e manteve para 2016 a dupla formada pelo australiano Daniel Ricciardo e pelo russo Daniil Kvyat. O segundo lugar do Ricciardo no GP de Cingapura e a colocação idêntica de Kvyat na Hungria foram seus melhores resultados no último campeonato. A equipe faturou quatro títulos em sequência entre 2010 e 2013.