O Atlético inicia hoje, às 20h, diante do The Strongest, da Bolívia, na Vila Capanema, a sua caminhada na fase de grupos da Libertadores da América. Depois de passar pela fase preliminar com muitas dificuldades diante do Sporting Cristal, na semana passada, o Furacão espera um jogo complicado pela frente para conseguir conquistar seus primeiros três pontos na nova etapa do torneio. ‘Devemos ter uma partida similar com relação ao jogo contra o Sporting (Cristal). Os dois times têm semelhanças, são experientes e vêm com o mesmo treinador nos dois últimos anos e com o mesmo time base. Será uma partida difícil’, frisou o técnico atleticano, Miguel Ángel Portugal.
O treinador ressaltou a importância da conquista da primeira vitória na fase de grupos da Libertadores, ainda mais atuando novamente diante da torcida atleticana. ‘Acho que é uma partida tão importante quanto o último jogo contra o Sporting ou até mais. É muito importante ganhar logo no início e, se ganharmos, será um passo muito grande. Os três pontos serão muito importantes’, emendou o comandante rubro-negro, que até agora conseguiu uma vitória e uma derrota à frente do time atleticano.
O time que o torcedor verá na Vila Capanema hoje deve contar com algumas mudanças, sobretudo no esquema tático. Depois de abrir mão de escalar um armador no 1.º tempo do duelo contra o Sporting Cristal e de lançar três atacantes, Miguel Ángel Portugal deverá armar o Furacão no 4-4-2. Pelo menos duas mudanças serão forçadas. O volante Zezinho, expulso na semana passada, e o atacante Marcelo, com uma lesão no ligamento do tornozelo direito, estão fora da estreia atleticana na fase de grupos.
Para o lugar de Zezinho, a tendência é que o volante João Paulo ganhe a titularidade e atue no setor de contenção ao lado dos volantes Deivid e Paulinho Dias. Para o ataque, o treinador tem poucas opções. Assim, o mais cotado para assumir a vaga deixada por Marcelo e formar a dupla de ataque com Éderson é o atacante Bruno Mendes. O centroavante de 19 anos estreou pelo Rubro-Negro no final de semana, na goleada sobre o Coritiba no clássico disputado na Vila Capanema, marcando, inclusive, um dos três gols sobre o rival.
A terceira e última alteração na equipe deverá ser por opção. Com a atuação abaixo da média do atacante Douglas Coutinho contra o Sporting Cristal, Miguel Ángel Portugal deverá optar pela escalação de um armador no setor de criação ao invés de colocar mais um atacante para fazer companhia a Éderson e Bruno Mendes. Assim, o espanhol Fran Mérida deverá ser a principal peça de ligação entre o meio de campo e o ataque para conquistar a primeira vitória na fase de grupos da Libertadores.
Relacionado
O atacante Adriano será um dos relacionados para o jogo de hoje e pode entrar durante a partida contra os bolivianos. ‘Temos que ter paciência. Queremos que a volta dele ao futebol seja boa, pouco a pouco. Tudo tem um tempo, mas terá que começar alguma vez, por isso, esse pouco a pouco pode ser amanhã (hoje)’, garantiu o treinador.