As 32 seleções participantes da Copa do Mundo de 2010 já estão definidas, e agora vivem uma nova expectativa. Com as vagas certas no Mundial da África do Sul, as equipes aguardam o sorteio dos grupos, no dia 4 de dezembro, para saberem quais serão seus adversários e até onde poderão ir na competição.

continua após a publicidade

Na quarta-feira, seis países conquistaram as últimas vagas. A repescagem europeia classificou Portugal, França, Eslovênia e Grécia. As principais surpresas foram a eliminação da Rússia – que caiu por 1 a 0 diante dos eslovenos – e da Ucrânia, derrotada em casa, também por 1 a 0, pelos gregos.

A França, campeã de 1998 e vice em 2006, precisou suar para chegar ao Mundial do próximo ano. Com um gol de Gallas após toque de mão de Henry, os franceses empataram por 1 a 1 com a Irlanda e conseguiram sua vaga.

Na repescagem americana, o Uruguai também classificou-se após empate por 1 a 1, com a Costa Rica. Os resultados de uruguaios e franceses garantem que o Mundial de 2010 terá a presença de todos os campeões mundiais. Brasil, Argentina, Itália, Alemanha e Inglaterra já estavam classificados.

continua após a publicidade

A primeira Copa na África terá, também, um número recorde de países do continente. Além dos sul-africanos, país-sede, classificaram-se em campo Gana, Nigéria, Camarões, Costa do Marfim e Argélia. Os argelinos, aliás, só conseguiram a vaga na quarta-feira, após vencerem o Egito por 1 a 0, sem jogo desempate no Sudão.

Outro continente que ganhou representatividade no Mundial é a Oceania, que pela primeira vez terá dois representantes, com Austrália e Nova Zelândia. Tal feito só foi possível porque a Austrália disputou pela primeira vez as Eliminatórias da Ásia. Os neozelandeses venceram o Bahrein em uma repescagem.

continua após a publicidade

Em contrapartida, os asiáticos perderam espaço. A rigor, apenas três países do continente estarão no Mundial – Japão e as Coreias do Sul e Norte, que pela primeira vez irão juntas a uma Copa.

Quanto à renovação, a África do Sul receberá 19 seleções que estiveram na Alemanha em 2006. E, segundo os critérios da Fifa, nenhuma delas será estreante. Para a entidade, a Eslováquia – única que jamais disputou o torneio – não é considerada estreante, pois disputou mundiais anteriores antes da separação da República Checa.

Nos próximos dias, a Fifa deve divulgar as regras do sorteio de grupos, como por exemplo os oito cabeças de chave. Sabe-se que a África do Sul ficará com uma das vagas, enquanto as outras devem ser ocupadas por países de tradição como Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, Inglaterra e França.