Os argentinos festejaram a estreia do ex-jogador de futebol Diego Armando Maradona como técnico da seleção no primeiro jogo em uma competição oficial desde que assumiu o cargo no final do ano passado. A vitória sobre a Venezuela, por 4 a 0, foi celebrada enfaticamente na capa dos jornais portenhos.
Embora a Venezuela não integre o top five das clássicas rivalidades argentinas no futebol, o entusiasmo espalhou-se pela esperança de que o novo técnico possa propiciar novas vitórias no futuro próximo, de olho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Durante o jogo, a torcida argentina nas arquibancadas do estádio Monumental de Núñez gritava “voltaremos, voltaremos a ser campeões como em 1986”, em alusão à uma eventual futura nova vitória da seleção argentina em uma Copa do Mundo. Naquela ocasião, Maradona – como jogador – foi crucial para a vitória argentina na Copa do México.
No sábado à noite, a torcida expressou que confia em voltar a exibir o troféu com Maradona, desta vez, como técnico. “As pessoas saíram do Monumental com esperança”, afirmou o jornal “La Nación”. Para o “Página 12”, “Maradona saiu do estádio ovacionado”.
Em novembro, quando foi confirmado como técnico, as pesquisas indicavam que entre 60% e 85% dos argentinos não desejavam o turbulento ex-jogador no cargo. Os analistas esportivos afirmaram neste domingo que o resultado obtido por Maradona contra a Venezuela começa a reduzir de forma acelerada sua imagem negativa.