A ambição do São Paulo para enfrentar o Coritiba, neste domingo, às 17 horas, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 32.ª rodada, está distante de apenas subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e se recuperar de duas rodadas sem vencer. O foco é mais amplo e busca um resultado positivo para começar a acreditar na chance de reação na Copa do Brasil.
A derrota no meio de semana por 3 a 1 para o Santos, no Morumbi, abateu o elenco. A única chance de título na temporada, a conquista inédita e a última oportunidade para o goleiro Rogério Ceni se despedir como campeão ficaram bem mais distantes. Agora será necessário a façanha de marcar três gols na Vila Belmiro.
A dificuldade da missão se explica pelo mau momento. Desde sua chegada, o técnico Doriva ainda não venceu e admite que vai buscar a vitória para o time se recuperar psicologicamente. “Vamos tentar vencer de todas as maneiras para que essa vitória traga uma confiança e a gente possa aproveitar contra o Santos”, afirmou.
Desde a chegada do treinador, foram três jogos do São Paulo, com duas derrotas e um empate. Da sequência ruim Doriva tirou pelo menos um aspecto positivo e disse que o time tem evoluído, principalmente por corrigir erros na falta de compactação das linhas.
O espaço na defesa foi fatal na derrota para o Santos e o setor tem apresentado falhas recorrentes, como contra o Vasco, quando empatou em casa com o lanterna e dono do pior ataque. O São Paulo foi vazado nas três últimas partidas, quando sofreu oito gols e marcou apenas três. O retrospecto recente causou a queda para a sexta posição, dois pontos atrás do Santos, o quarto colocado.
Em Curitiba, o São Paulo será escalado novamente no 4-2-3-1. A equipe aposta no trio de armadores formado por Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato para jogar principalmente no desespero do Coritiba, que tenta sair da zona de rebaixamento e vem de quatro derrotas consecutivas.
Neste sábado, porém, o time tricolor soube que não poderá contar com o atacante Luis Fabiano, que sentiu dores musculares e não foi relacionado por Doriva neste sábado. Ele se junta no departamento médico ao lateral-esquerdo Carlinhos, que se recupera de um estiramento na panturrilha esquerda, e ao zagueiro Breno, com dores no joelho direito. O treinador ainda não poderá contar com o jovem Matheus Reis, expulso no empate por 2 a 2 contra o Vasco na última rodada.
O torcedor são-paulino, no entanto, tem duas boas notícias. O atacante Rogério volta ao time depois de ficar de fora da derrota para o Santos por 3 a 1, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Ele não pôde atuar pois defendeu o Vitória no mesmo torneio. Além dele, o atacante Alan Kardec foi confirmado para a partida contra o Coritiba depois de ficar fora do treino de sexta-feira por conta de uma lombalgia.