De passagem pelo Brasil, o espanhol bicampeão da MotoGP Marc Márquez atacou o arquirrival Valentino Rossi nesta terça-feira. Durante evento em São Paulo, o piloto de 23 anos disse que o italiano heptacampeão da categoria deixou de ser o seu ídolo no esporte depois de se envolverem em polêmicas durante o campeonato do ano passado, quando os dois se envolveram em um acidente.

continua após a publicidade

No GP da Malásia, Rossi, de 37 anos, tirou Márquez da prova em um toque polêmico na penúltima prova da temporada, em disputa que valia o terceiro lugar. “Ele não é mais meu ídolo. Eu sempre me espelhei no Valentino, mas a rivalidade é o que te faz crescer. Cada vez mais, você quer tentar ganhar”, comentou o espanhol nesta terça-feira.

A batida provocou polêmica na categoria. Na prova seguinte, Rossi foi punido pela organização e teve que largar em último lugar na corrida final, em Valência, na Espanha, que consagrou o espanhol Jorge Lorenzo como campeão. Antes mesmo da Malásia, o italiano e Márquez estavam em uma convivência conturbada, já que o heptacampeão acusava o jovem piloto de favorecer o compatriota na briga pelo título.

Em 2016, a temporada está mais favorável a Márquez. O espanhol é o líder após duas etapas e vem de vitória no último domingo, na Argentina. “Todos querem copiar a carreira do esportiva do Valentino, tudo que ele conseguiu e como pilota. Ele é muito grande para o motociclismo. A rivalidade é importante para a MotoGP e para os fãs do nosso esporte, espero que ela siga aumentando neste ano”, disse.

continua após a publicidade

Apesar da rivalidade, Márquez admitiu que no passado admirava e tinha o italiano como exemplo. “O Valentino é uma referência para muitos pilotos, por tudo o que fez e por seus recordes e por seus fãs. Mas, no fim, bater recordes ou não, não é o que me importa. O importante é ter a mentalidade de vencer a cada ano e aprender com os erros”, explicou.