Após ataque, clubes cobram segurança na Copa Africana

O ataque violento ao ônibus da delegação de Togo, que resultou em uma morte e deixou seis feridos nesta sexta-feira, na fronteira da Angola, preocupou os clubes ingleses. Os dirigentes cobraram segurança dos seus jogadores durante a disputa da Copa Africana de Nações, que terá início no domingo.

O Portsmouth é o clube que demonstrou maior preocupação com o ataque. O time cedeu quatro jogadores para a competição: Nwankwo Kanu (Nigéria), Aruna Dindane (Costa do Marfim) e Nadir Belhadj e Hassan Yebda (Argélia).

“Pedimos à Associação de Futebol da Inglaterra para questionar a Fifa sobre a segurança do local, e se é possível garantir a integridade dos nossos jogadores”, declarou Gary Double, porta-voz do Portsmouth. “Se a segurança não puder ser garantida, os atletas devem voltar para casa”, informou.

O Manchester City, time de Emmanuel Adebayor, que integrava a delegação togolesa, também cobrou segurança à organização da Copa Africana. “Estamos muito preocupados sobre esta situação”, declarou o clube, que terá o capitão Kolo Toure na equipe da Costa do Marfim. A diretoria confirmou que entrou em contato com a Associação de Futebol da Inglaterra (FA) para avaliar a situação.

A associação inglesa, por sua vez, confirmou ter contatado os organizadores do torneio e a própria Fifa. “Após o terrível ataque à seleção de Togo, a FA entrou em contato com vários clubes ingleses que têm jogadores na Copa Africana de Nações”, assegurou a entidade, em nota.

Já o Chelsea, que terá quatro jogadores na competição, declarou estar seguro quantos aos seus atletas. “Temos certeza de que as federações nacionais e as autoridades estão tomando todas as medidas de segurança necessárias para garantir a segurança dos jogadores e das comissões técnicas”. O clube conta com Didier Drogba e Salomon Kalou na seleção da Costa do Marfim, John Obi Mikel no grupo da Nigéria, e Michael Essien na equipe de Gana.

Apesar dos apelos dos clubes ingleses e dos próprios jogadores de Togo, que escaparam do ataque, a competição não está ameaçada e deve ter início no domingo, como estava previsto, segundo declarações iniciais dos organizadores do torneio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo