Zurique – Após 55 meses, acabou ontem o longo reinado  do Brasil no ranking da Fifa. A liderança da classificação, agora, é da Itália, que assume a ponta sete meses depois de conquistar seu quarto título mundial na Copa da Alemanha, competição em que a seleção brasileira não foi além das quartas-de-final.

continua após a publicidade

Para o fim do domínio da seleção, atualmente comandada pelo técnico Dunga, contribuiu decisivamente a derrota para Portugal, por 2 a 0, na semana passada. O tropeço representou a perda de 48 pontos em relação à classificação anterior. O Brasil aparece agora com 1.540 pontos na lista, contra 1.562 dos italianos.

Essa foi a única alteração significativa nas posições principais do ranking.

A Argentina permanece em terceiro lugar, com 1.535 pontos; a França se manteve em quarto, com 1.496; e a Alemanha continua em quinto, com 1.359 pontos. Portugal, treinado por Luiz Felipe Scolari, conservou o oitavo posto, agora com 1.262 pontos.

Felipão

continua após a publicidade

Curiosamente, foi sob o comando de Felipão que o Brasil assumiu a ponta do ranking, em 2002, com a conquista do pentacampeonato mundial. Agora, depois de quatro anos e sete meses, o treinador ajudou a derrubar a seleção brasileira.

Curiosamente, também, a CBF, que nos últimos 55 meses se apressou em colocar em seu site cbfnews.com.br a notícia da liderança brasileira tão logo os rankings eram divulgados pela Fifa, não foi tão rápida para informar a perda do primeiro lugar. Até o final da tarde de ontem, não havia no site nenhuma menção sobre a vantagem dos atuais campeões do mundo.

continua após a publicidade

Já a Federação Italiana e os jornais do país deram, em suas edições eletrônicas, grande destaque para a passagem à liderança.

Eliminatórias em 18 rodadas

Caracas – O Comitê Executivo da Conmebol decidiu manter para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, o formato das Eliminatórias utilizado nas últimas duas edições, com as dez seleções do continente em duelos de turno e returno e 18 rodadas.

?Será o mesmo calendário das Eliminatórias anteriores, mas adequado para rodadas duplas?, adiantou o presidente da Federação Venezuelana, Rafael Esquivel, que esteve em Caracas para participar do sorteio da Copa América, que aconteceu na noite de ontem.

Se a ordem dos jogos for a mesma dos últimos calendários, a primeira rodada terá os seguintes confrontos: Colômbia x Brasil, Equador x Venezuela, Argentina x Chile, Peru x Paraguai e Uruguai x Bolívia. Os primeiros jogos devem ser disputados entre setembro e outubro deste ano.

Os quatro primeiros colocados das Eliminatórias se classificam para a Copa.

O quinto na classificação terá de disputar a repescagem contra uma seleção da Concacaf.

13 anos depois

 A Itália retoma a ponta da classificação depois de pouco mais de 13 anos. A última vez que os italianos haviam aparecido na liderança fora em novembro de 1993, três meses após a instituição do ranking da Fifa.

A classificação é estabelecida com base nos resultados obtidos pelas seleções nos últimos quatro anos, mas uma alteração feita há pouco tempo ajudou a Itália a superar o Brasil. A Fifa passou a dar um peso maior para as partidas mais recentes. E jogos por competições mundiais e continentais creditam pontuação maior que os amistosos.

Para a elaboração do ranking de fevereiro, foram computadas 87 partidas, 74 delas amistosas. Também foram levados em consideração jogos das eliminatórias da Eurocopa.