Após 14 anos afastada, a cidade de Curitiba volta a participar dos Jogos Abertos do Paraná, promovidos pela Paraná Esporte. A equipe da capital vai disputar a 47.º edição da competição apenas na modalidade de bolão. As fases regionais dos JAPs, que garante vaga na fase final, começam hoje e vão até o próximo dia 26, em oito municípios paranaenses: Campo Largo, Castro, Lupionópolis, Paranavaí, Loanda, Santa Helena, São Jorge do Oeste e Roncador.
Nas fases regionais serão disputadas as modalidades de futsal, futebol de campo, handebol, basquete, vôlei, bolão e bocha, nas categorias feminino e masculino. Já na fase final, que será disputada em Foz do Iguaçu, de 10 a 18 de setembro, haverá ainda as disputas de ciclismo, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e tênis. O futebol é a única modalidade com restrição de idade, pois o atleta pode ter, no máximo, 21 anos.
Segundo o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o grande diferencial dos Jogos Abertos é que o atleta não precisa ter vínculo com qualquer instituição, bastando apenas ter a naturalidade no município a ser representado e a vontade de competir. “Os Jogos Abertos reúnem a elite do esporte paranaense e são a continuidade para o desenvolvimento do esporte entre nossos jovens”, destaca.
Campo Largo
Curitiba é um dos 22 municípios que disputará a fase de Campo Largo, que contará com aproximadamente cinco equipes, 600 atletas de 22 municípios.
A solenidade de abertura ocorrerá a partir das 19h30 no Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga, na Vila Olímpica. A Prefeitura da cidade disponibilizou três ginásios e dois campos de futebol para a realização das provas. Entretanto, o bolão será disputado no Clube de Campo Três Marias, em Curitiba.
A fase de Campo Largo contará com atletas e equipes dos municípios de Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Bituruna, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Cruz Machado, Curitiba, General Carneiro, Itaperuçu, Mandirituba, Matinhos, Paranaguá, Paulo Frontin, Piên, Piraquara, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul e União da Vitória.