Evandro Rogério Roman lança mais uma moda em meio à onda de inovações tecnológicas no futebol. No jogo entre Corinthians 0 x 2 Grêmio, domingo passado, no Pacaembu, em São Paulo, o árbitro paranaense estreou um apito eletrônico, capaz de medir o tempo de bola rolando.

continua após a publicidade

Junto ao apito vem acoplado um cronômetro, que tem sensor sonoro. Cada vez que o árbitro sopra seu instrumento, o relógio pára – ou recomeça, se já estiver parado. Assim é possível ter noção do tempo em que o jogo rola de fato. ?A marcação só não é exata porque há lances, como o arremesso lateral, em que apitamos quando a bola sai, mas não necessariamente no reinício. De qualquer forma é auxílio a mais no trabalho e pretendo usá-lo outras vezes?, conta o árbitro.

O equipamento foi doado a Evandro por um importador paulista, e ainda não havia sido usado no Brasil. ?Sou favorável às inovações tecnológicas na arbitragem, como a comunicação entre árbitro e assistentes. Desde que não tire a humanização do jogo?, diz Evandro, que na próxima terça-feira realiza testes físicos para o quadro da Fifa, sob coordenação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele foi indicado para a suplência dos 10 apitadores brasileiros com status internacional – entre estes, o também paranaense Héber Roberto Lopes.

Caso algum dos titulares peça licença ou seja afastado, Evandro assume a função. Mas a efetivação na Fifa só deve ocorrer em 2009, quando Wilson Souza de Mendonça e Wagner Tardelli completam 45 anos e deixam o quadro.

continua após a publicidade

O árbitro gaúcho, mas radicado em Cascavel desde os três anos de idade, já apitou sete jogos neste Brasileirão 2006.